terça-feira, janeiro 12, 2016

Após reunião na ANA, vazão defluente de Três Marias é reduzida de 300m³/s para 250m³/s, com perspectiva de novas reduções

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em reunião realizada nessa segunda-feira (11) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), do Grupo de Acompanhamento do Rio São Francisco, foi decidido reduzir a vazão defluente do reservatório de Três Marias para o Rio de 300 m³/s para 250 m³/s no mesmo dia. Na próxima quinta-feira (14), será feita uma avaliação das condições para verificar se há necessidade de nova redução.

Devido à crise hídrica, as reuniões do grupo que acompanha o São Francisco, antes mensais, passaram a ser semanais.
 
No último dia 7, foram iniciados os testes com a redução da vazão de Sobradinho. Desde quinta-feira passada, as vazões defluentes médias mínimas deste reservatório caíram de 900m³/s para 850m³ e devem chegar a 800m³/s a partir do dia 14.

Desde 2013, a bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas adversas, com vazões e precipitações abaixo da média, com consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios ali instalados. Por isso, para manter os estoques de água, desde abril de 2013, a operação dos reservatórios vem sendo feita de forma especial e acompanhamento periódico.

A reunião contou com a participação de representantes do Comitê da Bacia do rio São Francisco, dos órgãos gestores de recursos hídricos dos estados da Bacia, representares de usuários, do ONS, do Ministério das Minas e Energia, da CODEVASF, da ANEEL, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Cemig e da Chesf.

ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário