Publicidade

Glúten é nutriente importante e pode ser encontrado em produtos à base de trigo, centeio, aveia e cevada

Informe publicitário
Esta proteína ajuda a dar maciez e elasticidade a bolos, pães e massas e só deve ser retirada da dieta por indicação médica

Retirar o glúten da dieta sem recomendação médica pode acabar trazendo como consequência deficiência de nutrientes essenciais à saúde. Muito se tem falado sobre os supostos benefícios das dietas sem glúten, mas segundo a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria nutricional da marca de farinhas Finna, alimentos que possuem glúten só devem ser retirados da dieta caso a pessoa apresente alguma doença comprovada clinicamente, como alergia ao glúten ou doença celíaca.

“Os alimentos que contêm glúten são fontes importantes de carboidratos e esse nutriente é o responsável por nos dar energia, fundamental para as atividades diárias. Ele deve ser a base da alimentação de todos”, diz Fabiana. Outro ponto importante é que as farinhas de trigo vendidas no Brasil são enriquecidas com ferro e ácido fólico, essenciais à saúde de todos, principalmente crianças e gestantes, ela destaca. Retirar o glúten da dieta pode acabar levando à deficiência nutricional. Vale lembrar que as farinhas de trigo Finna, Tipo 1 ou com Fermento, oferecem aos consumidores nutrientes extras: vitaminas A, B1, B2, PP (B3) e B6 e do mineral Zinco.

Os alimentos com glúten também ganham em textura e sabor. “O glúten presente principalmente no trigo é responsável por fornecer às massas elasticidade e maciez. Essa proteína forma uma rede capaz de segurar o gás produzido na fermentação, deixando bolos e pães macios e o macarrão elástico”, explica a nutricionista.

“Caso a pessoa apresente algum sintoma de intolerância ou alergia ao glúten é importante procurar orientação médica antes de excluir alimentos de sua dieta habitual”, orienta Fabiana Fontes.

Sobre a marca Finna

A marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, companhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa sediada em Eusébio (CE). A M. Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. É líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil e é a sexta em massas e a sétima em biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do País.

Press à Porter Gestão de Imagem

Comentários

Publicidade