terça-feira, dezembro 01, 2015

Vazão do Rio São Francisco será reduzida em dezembro

 Foto: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Uma resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) resolveu autorizar a redução da vazão dos reservatórios de Sobradinho e Xingó no Rio São Francisco até o dia 20 de dezembro. A medida foi publicada na edição desta terça-feira (01) do Diário Oficial da União e pode comprometer o abastecimento do Sertão de Alagoas.

A decisão da Agência leva em consideração a importância dos reservatórios para a produção de energia para a região Nordeste e uma reunião ocorrida no último dia 25 na sede da ANA onde o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dados sobre a situação dos reservatórios, ficou decidido que a redução na vazão de 1.300 metros cúbicos para 900 metros cúbicos.

“ANA poderá, mediante decisão fundamentada, antes do prazo suspender ou revogar a presente Resolução, caso informações técnicas recomendem cessar a flexibilização da defluência dos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Caso isso ocorra, novos limites mínimos de vazão defluente para Sobradinho e Xingó deverão ser fixados”.



A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) ficará responsável em informar às populações ribeirinhas do Rio São Francisco sobre a redução na vazão, assim como apresentar relatório de acompanhamento da situação da vazão. Viagens de embarcações pelo trecho entre Sobradinho (BA) e Juazeiro (BA) deverão ser previamente comunicadas à Chesf para que haja uma vazão de 1.300m³.

Por Vanessa Siqueira/Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário