terça-feira, dezembro 01, 2015

Obra de contenção de processos erosivos beneficia comunidades de Muquém do São Francisco (BA)

Foto: Codevasf/Divulgação

Uma ação de revitalização realizada pela Codevasf no distrito de Fazenda Grande, no município de Muquém do São Francisco, vai proporcionar a contenção de processos erosivos nas margens do Velho Chico. A obra é fruto de convênio firmado entre a empresa e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).

Os trabalhos contemplam o cercamento e recomposição vegetal de áreas de proteção permanente, contenção de margens, construção de viveiro de mudas, instalação de cais e de estruturas de acesso a aguadas, pavimentação, entre outras intervenções. “É uma obra representativa de tudo que se deve ainda fazer para contenção da erosão nas margens do Rio São Francisco e em outros rios afluentes do Velho Chico. Temos o exemplo das margens replantadas com mudas de espécies nativas que protegem e embelezam as margens dos rios”, destacou, Felipe Mendes, presidente da Codevasf.

As ações também estão sendo realizadas no distrito de Gameleira, no município de Sítio do Mato e na sede do município de Malhada. O governador da Bahia, Rui Costa, destaca a importância do envolvimento de todos na preservação do Rio São Francisco.

“Eu quero parabenizar a Codevasf por essa preocupação com as comunidades ribeirinhas e a proteção do rio. É preciso que esse trabalho de consciência ambiental continue, não só pelo poder público, mas também pelos fazendeiros e ribeirinhos, para que possamos manter as encostras preservadas e plantadas e ambientalmente sustentável”, afirma.

Entre as espécies nativas usadas no trabalho de recomposição vegetal estão calumbi, juá, unha de gato, pajeú, canafístula, cafezão, muquém e jatobá. O valor total do convênio para as ações nos três municípios é de cerca de R$ 35 milhões.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário