sábado, dezembro 05, 2015

Seminário promovido pela Codevasf reúne especialistas na área de conservação e manejo do solo e da água

Foto: José Luiz Oliveira/Codevasf

O gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, participou nesta sexta-feira (04), do seminário “Solo e Água no Contexto do Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas”, iniciativa da Codevasf em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf).

De acordo com o gerente da ANA, iniciar uma discussão sobre a descompactação do solo e a melhoria da infiltração de água é muito importante e a Codevasf é uma casa de excelência. "A Codevasf é uma casa de excelência que desenvolve a irrigação, atividade que demanda um recurso significativo de água, então, quando mais fortalecida estiverem as nossas bacias, mais água nós vamos ter para a irrigação", avalia Devanir Garcia, que proferiu uma palestra sobre o programa "Produtor de Água" e o pagamento de serviços ambientais.

Na ocasião, o gerente da ANA também ressaltou alguns fatores que contribuem para melhoria de água das bacias hidrográficas.

"Só podemos melhorar o volume de água das bacias com uma boa cobertura vegetal sobre o solo, seja com florestas ou vegetação nativa. O trabalho que a Codevasf faz de reflorestamento das matas ciliares e das zonas de recarga é fundamental", finaliza.

O diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, apresentou no evento o Plano Nascentes, publicação elaborada por técnicos da Companhia que mostra a experiência da empresa na execução das ações de recuperação hidroambiental desenvolvidas nos últimos 10 anos.

“Nós apresentamos aqui um recorte do nosso Programa de Revitalização, que é o Plano Nascentes. Ele envolve justamente a parte de recuperação de nascentes, matas ciliares, matas de topos de morro, que são as áreas de proteção permanente e as áreas de recarga, assim como a produção de mudas e o seu plantio”, afirmou Motta.

O evento conta com apoio da Embrapa Cerrados, Embrapa Semiárido, Universidade de Brasília (UnB), Tribunal de Contas da União (TCU), Divisão de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário