sábado, dezembro 19, 2015

Ganhe o Mundo Esportivo: Secretário Felipe Carreras destaca talento dos atletas pernambucanos beneficiados pelo programa estadual


Orgulho de Petrolândia: Erycles Lindomar (Foto: Assis Ramalho)

Erycles. 15 anos. Morador da Zona Rural de Petrolândia. Yasmin. 15 anos. Moradora da comunidade Beira Rio, na Zona Sul do Recife. Entre eles, cerca de 500 km. Distância encurtada por algumas semelhanças, que vão além da idade: a dedicação à escola, ao atletismo e aos sonhos. Sem contar que como muitos outros atletas, adoram conjugar o verbo ganhar.

E há cerca de três meses puderam mesmo ganhar... o mundo, no novo programa do governo de Pernambuco, que é um capítulo especial na história do esporte do estado. O Ganhe o mundo esportivo. Uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Uma ampliação do programa Ganhe o Mundo criado pelo líder e eterno governador Eduardo Campos. Nosso governador Paulo Câmara tratou como prioridade o novo programa, valorizando ainda mais a formação de cidadãos e atletas.

No Ganhe o Mundo Esportivo, Erycles e Yasmin se juntaram a outros jovens talentos. Adrija, de Ipubi, Ingrid e Janaína, de Ouricuri, Leonardo e Sarah, do Recife, Gleyce e Gabriel, de Abreu e Lima, Thiago, de Petrolina, e Lucas, de Bodocó. Ao todo 11 alunos-atletas da Rede Estadual de Ensino. Um time de sonhos, que em breve pode virar um grande time dos sonhos para o esporte brasileiro. Eles passaram seis semanas estudando inglês no Canadá e treinando em centros esportivos de excelência. Experiências marcantes. Depois, veio o retorno ao Recife, a hora de matar a saudade e uma vontade enorme de mostrar o quanto evoluíram no Canadá, que logo se transformou em grandes resultados. Que resultados!!!

Erycles foi campeão brasileiro mirim no salto em distância, em São Paulo. Yasmin foi medalha de bronze, nos 300m com barreira, na mesma competição. Pouco antes havia conquistado o Norte/Nordeste, no salto em altura, no Maranhão. Leonardo conquistou o primeiro lugar no sul-americano realizado no Paraguai e ficou com a segunda colocação no Pan-Americano de Judô, disputado na Argentina. Janaína foi campeã pernambucana no salto em distância e no salto triplo. Também conquistou o Norte Nordeste no salto em distância e ficou com a prata no salto triplo. Ingrid foi campeã pernambucana no lançamento de disco e no arremesso de peso. Na disputa regional ficou com o ouro no lançamento de disco e com o bronze no arremesso de peso. Thiago também brilhou no Norte Nordeste. Foi medalha de prata no salto em altura. Gabriel conquistou o primeiro lugar no Campeonato Pernambucano de Marcha Atlética. Gleyce ficou na primeira colocação nos 5 mil metros também na disputa do Estadual.

Nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição escolar do país, mais medalhas! Janaína conquistou o bronze no salto em distância. Lucas conseguiu a quarta colocação no revezamento 4 x 100 m. Ingrid ficou com a prata no lançamento de disco. Leonardo conquistou o ouro no judô. Sarah integrou a equipe de judô de Pernambuco, que foi a terceira melhor. Thiago foi medalha de ouro no salto em altura. Quanto orgulho! Para os familiares, amigos, outros atletas e para o governo de Pernambuco, que vai continuar embalando novos grandes sonhos. É só o começo de uma grande nova história para cada um deles. Uma história do sonhar-realizar. Do batalhar-vencer. Do suar-aplaudir.

Por Felipe Carreras - Secretário Estadual de Turismo e Esportes
Artigo publicado no Diario de Pernambuco em 18/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário