sábado, dezembro 19, 2015

Agricultura familiar é fortalecida pela Codevasf em Alagoas com patrulhas mecanizadas

Foto: Bruno Santos/Codevasf

A Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Paus Pretos (Appapleite) é uma das entidades beneficiadas pela Codevasf em Alagoas com patrulhas mecanizadas. O apoio recebido tem fortalecido a agricultura familiar praticada no povoado Paus Pretos, situado no município de Monteirópolis, no semiárido alagoano.

Os equipamentos são compostos por trator agrícola, grade aradora e carreta agrícola. Segundo Célio Bezerra, presidente da entidade, cerca de 32 famílias quilombolas que trabalham com a produção leiteira estão sendo beneficiadas pela ação.

“Vai melhorar muito o trabalho da gente. Vai facilitar porque nós vamos ter mais chance de trabalhar mais cedo com o trator e cuidar da ração do gado. O trator já está servindo para a gente levar água para o gado. Se Deus quiser, o nosso trabalho vai ficar cada vez melhor”, revelou o agricultor sertanejo.

Os agricultores familiares da Associação dos Trabalhadores Rurais do Marizeiro (Astra), que reúne famílias assentadas pela Codevasf no projeto de irrigação Santa Eliza, na zona rural de Penedo (AL), também foram beneficiadas. O produtor Arivaldo da Anunciação conta o equipamento era um sonho antigo dos agricultores.

“Sempre sonhamos com essa mecanização para gente melhorar e facilitar o nosso trabalho braçal. Ela vai beneficar todos os associados porque ela vai auxiliar da gradagem até a colheita. Ela vai gradejar, ajudar a plantar, espalhar calcário, carregar água nos locais de difícil acesso. É totalmente benefício para todos os agricultores”, disse o produtor rural.

Até o momento, seis associações de municípios da área de atuação da Codevasf em Alagoas foram beneficiadas com a doação de patrulhas mecanizadas. Cerca de R$ 960 mil estão sendo investidos nessa ação. Os recursos são de emenda parlamentar e de destaque orçamentário junto ao Ministério da Integração Nacional, dentro do Programa Desenvolvimento Territorial Sustentável e Economia Solidária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário