terça-feira, novembro 03, 2015

Senador Benedito de Lira pede soluções para escassez de água no semiárido nordestino

Senador defendeu a transposição do Rio São Francisco (Marcos Oliveira/Agência Senado)

O senador Benedito de Lira (PP-AL) defendeu, nesta terça-feira (3), a adoção de alternativas eficazes para que a região semiárida nordestina possa conviver com a seca. O senador lembrou que a desertificação no semiárido é consequência do cultivo inadequado da terra associado às variações climáticas e ressaltou que é preciso garantir a qualidade de vida de quem mora na região.

O senador citou exemplos de diversos países que conseguiram soluções eficazes para a escassez de água e apontou a necessidade de um pacto para implantação de uma política de Estado que valorize as potencialidades da região respeitando as limitações ecológicas. Benedito acrescentou que o semiárido é uma região estratégica e de grande interesse nacional.

- Para transpor esse desafio é necessária uma política de Estado comprometida com a implantação de ações públicas contínuas e focadas nas reais potencialidades da região do semiárido, as quais não estejam sujeitas a interrupções provocadas por alternâncias ou conivências partidárias – disse.

Benedito ainda defendeu a transposição do Rio São Francisco. Ele informou que a obra envolve a condução de água por 477 quilômetros e vai proporcionar mais segurança hídrica do que existe hoje aos estados do Nordeste.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário