quinta-feira, novembro 19, 2015

Microcefalia: Zeca Cavalcanti quer comitê de emergência contra mosquito transmissor do Zika

Parlamentar pernambucano debateu tema em audiência no Ministério da Saúde (Foto: Assessoria/Divulgação)

O médico e deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) sugeriu à Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados a criação de um comitê de emergência – composto por parlamentares e representantes do Ministério da Saúde, de prefeituras e das Forças Armadas, entre outros – para combater o Aedes aegypti, mosquito que, além de transmitir a dengue e a febre chikungunya, também é responsável pela transmissão do vírus Zika. O parlamentar pernambucano também participou de uma audiência hoje (19.11) com o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e os parlamentares da Comissão para debaterem o tema no Ministério da Saúde.

“Com um comitê de emergência, vamos juntar Exército, prefeituras e estados, para fazer um grande bloqueio dos criadouros do Aedes aegypti. Precisamos fazer o bloqueio local, nas cidades, e realizar um acompanhamento dessas gravidezes de risco que estão acontecendo por causa da microcefalia e, depois, dos bebês recém-nascidos”, afirmou Zeca Cavalcanti.

O Zika está sendo apontado como o causador de vários casos de microcefalia em recém-nascidos. Neste ano, já foram notificados 399 casos de microcefalia em bebês em sete estados do Nordeste. Em 2014, foram apenas 147 casos em todo o País.

O Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, fato que já foi informado à Organização Mundial da Saúde. A microcefalia é uma má-formação do cérebro que pode levar a problemas graves no desenvolvimento da criança – e não tem cura.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Zeca Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário