quinta-feira, novembro 19, 2015

Começa processo de construção do SIG para o Território de Suape

Fotos: Ceça Ataides/Agência CONDEPE/FIDEM

Foi dado início ao processo de construção do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Território Estratégico de Suape. Nesta quarta-feira (18), no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, foi realizada a 1º Oficina de Apresentação e Validação de um plano de trabalho para a ação. Na reunião, ficou estabelecido um cronograma de atividades. Houve, ainda, a formação de uma Comissão Técnica de Acompanhamento do SIG TES, composta por representantes da ATI, CPRH, Empresa Suape e Condepe/Fidem, e um Grupo de Acompanhamento, com integrantes das prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Escada.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor executivo de Estudos, Pesquisas e Estatísticas da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, que representou o presidente, Flávio Figueiredo. Ele destacou a importância de o SIG funcionar de forma integrada. “Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano das cidades. Além disso, há a possibilidade de visualização dos resultados das análises, espacialmente em um mapa, ampliando a compreensão do que ocorre na região de forma clara e objetiva, facilitando as tomadas de decisão".

O presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Geraldo Eugênio, órgão que desenvolverá o SIG TES, a partir de convênio firmado com a Agência Condepe/Fidem, estava presente ao evento, juntamente com representantes dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes e da Empresa Suape.

A coordenadora executiva do Grupo de Trabalho de Suape da Agência Condepe/Fidem, Antonia Santamaria, apresentou detalhes do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do TE Suape, onde a construção do SIG está inserida. O programa objetiva estruturar as prefeituras municipais para o desempenho eficiente de gestão territorial, contribuindo para o crescimento ordenado e sustentável das cidades. O desenvolvimento do sistema faz parte do Projeto 3 - Apoio Logístico para o Exercício do Controle Urbano e Ambiental – e receberá um investimento de cerca R$ 1 milhão.

Durante o evento, o Itep apresentou a metodologia que irá desenvolver para construir o SIG do TE Suape e as várias etapas que se sucederão. Entre elas, estão a coleta de informações, a modelagem cartográfica, a construção do sistema, a capacitação e o suporte técnico. A previsão de conclusão SIG TES é de 180 dias. "O engajamento e compromisso efetivo dos municípios e demais parceiros serão fundamentais para o alcance das metas", comenta a coordenadora.

O sistema a ser desenvolvido reunirá um conjunto de softwares livres, métodos, banco de dados espaciais e usuários integrados, possibilitando o desenvolvimento de uma aplicação capaz de coletar, armazenar e processar dados georreferenciados que atendam as ações de planejamento e controle urbano na esfera estadual e municipal.

Os objetivos desta ação são: criação de uma base cartográfica única e centralizada de serviços na ATI; disponibilização de dados em tempo real, através do acesso a internet; transparência de dados para o Núcleo Gestor e as unidades municipais de controle urbano e ambiental; criação, gerenciamento e compartilhamento de informações vitais para todos; entre outros.

Uma das próximas atividades previstas será o levantamento de informações através de visitas aos municípios no período de 30 de novembro a 9 de dezembro.

Ceça Ataides/Assessoria de Comunicação e Imprensa da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário