quarta-feira, novembro 25, 2015

Instituto vai resgatar jovens católicos por meio da música

Com um estúdio de gravação e estúdios para treino e estudo, Instituto de Fomento e Apoio à Música Católica (Infomuc) será inaugurado neste sábado (28)

Um grupo de empresários católicos viu na música uma oportunidade de mudar a vida de jovens em situação vulnerável e inaugura, às 16 horas deste sábado, 28/11, a sede do Instituto de Fomento e Apoio à Música Católica – Infomuc, uma porta que se abre para apoiar a produção da música católica e dar vez a quem tem o sonho de dedicar-se à música cristã contemporânea. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, fará a benção inaugural do prédio, no bairro da Madalena, no Recife (PE).

O Instituto de Fomento e Apoio à Música Católica vai formar e revelar talentos musicais e estimular jovens ligados à Igreja Católica que queiram aprender um instrumento ou canto ou seguir carreira na música religiosa. “Vemos muitos jovens, principalmente no interior do Estado, com o desejo de cantar na Igreja, ou de tocar um instrumento nas missas, mas que não têm condições de pagar um professor. Eles estão apenas esperando uma oportunidade e a música pode ser um caminho de resgate da cidadania dessas pessoas”, conta o empresário italiano Santo Magliacane, que pertence à Ordem dos Cavaleiros de Paz de Malta e Assis, ordem religiosa reconhecida pela Igreja Católica que tem como integrantes mais de 34 mil empresários espalhados pelo mundo.

“Decidimos colocar a mão na massa e ajudar”, acrescenta o empresário Celivaldo Lira, que viu no trabalho social desenvolvido pelo Padre Adilson Simões, de Arcoverde, uma inspiração para o apoio aos jovens. Padre Adilson abraçou a causa e passou a ser o diretor espiritual do projeto.

Na sede do Infomuc, jovens das diversas paróquias da Igreja Católica receberão treinamento, capacitação e acompanhamento de profissionais para que se desenvolvam e possam colocar o seu dom à serviço da Igreja. O Instituto também apoiará e promoverá todos os eventos católicos em que a música esteja presente, fornecendo estrutura de palco, som e luz. O projeto da sede do Instituto já foi apresentado ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, em reunião na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Nordeste 2, com onze bispos.

O trabalho do Instituto de Fomento e Apoio à Música Católica foi iniciado há um ano, e os empresários já conseguiram apoiar alguns eventos de música católica no Estado. “Queremos despertar em outros empresários o desejo de ajudar nesse trabalho, que é gratificante e que emociona. Queremos transformar vidas através da música”, diz Santo Magliacane.

Estrutura – A sede do Infomuc conta com cinco estúdios, sendo um estúdio de gravação profissional, três estúdios para treinamento e um estúdio de ensaios de instrumentos de sopro e corda, um auditório para realização de workshops e apresentações com capacidade para 60 pessoas, uma área administrativa e uma Capela para momentos de oração. Além disso, conta também com alojamentos masculino e feminino, com sala de estar, jantar, copa e área de convivência, para abrigar jovens que venham do Interior especialmente para ter aulas no Recife.

Em uma segunda etapa do trabalho, os empresários querem contratar professores nas paróquias da Igreja Católica em todas as cidades pernambucanas, para que eles possam ensinar instrumentos e canto a jovens dessas localidades. “Queremos criar escolas nessas cidades, absorvendo os jovens de cada comunidade que desejem aprender algum instrumento”, afirma Celivaldo Lira. Jovens e professores serão recrutados em paróquias dos 185 municípios de Pernambuco.

Serviço

Inauguração do INFOMUC – Instituto de Fomento e Apoio à Música Católica
Dia: Sábado, dia 28 de novembro de 2015
Horário: 16 horas
Endereço: Rua Comendador Bento Aguiar, 56 – Madalena, Recife-PE

Ascom Infomuc

Nenhum comentário:

Postar um comentário