segunda-feira, outubro 05, 2015

Zona Sul do Recife na mira do Partido Verde

Transporte público, drogas e saneamento são pontos criticados pela população (Foto: Canário Caliari)

Neste final de semana (sábado), o presidente estadual do Partido Verde (PV-PE) Carlos Augusto Costa, capitaneou a segunda etapa do projeto Recife Bom para Viver, no qual percorre os bairros da capital pernambucana para recolher sugestões para a melhoria da cidade. A caminhada – que contemplou 10 km a pé e outros oito em linha de transporte regular - percorreu os bairros de Brasília teimosa, Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e IPSEP.

O percurso partiu do litoral e se estendeu até a Praça da Mauricéia, no IPSEP. Ao longo do caminho, Carlos Augusto Costa e o presidente do PV no Recife, Eurico Freire, trocaram impressões com os moradores e também os usuários do sistema de transporte público de passageiros. Enquanto em Brasília Teimosa boa parte da comunidade pontua o trânsito intenso como uma de suas maiores reclamações, as linhas de ônibus não ficam atrás. Apesar de ser sábado pela manhã, a linha 440 (CDU/Caxangá / Boa Viagem), utilizada pelo grupo do PV, estava muito lotada.

Nos bairros percorridos as reclamações foram pontuais acerca do sistema de coleta de lixo, a falta de saneamento e de opções de lazer para a garotada, além da existência do consumo e tráfico de drogas e canais entupidos. A caminhada terminou na Lagoa do Araçá, onde Costa e Freire aproveitaram para visitar Lourdes Tenório, presidente da Associação dos Amigos da Lagoa do Araçá, entidade que se mobilizou contra o aterramento da Lagoa ainda na década de 1980, em um processo de mobilização popular que garantiu à localidade a preservação do patrimônio natural.

A próxima caminhada está agendada para o dia 17 de outubro e deverá percorrer a microrregião 3.1, que engloba os bairros de Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço, Santana e Sítio dos Pintos. Ao final do circuito de 18 caminhadas, os Verdes irão elaborar uma série de sugestões para a melhoria da cidade de acordo com o olhar de seus moradores e usuários.

Iara Lima/Ascom PV-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário