quarta-feira, outubro 07, 2015

Prevenção de síndrome metabólica exige dieta equilibrada e atividade física

Informe publicitário
Cardápio saudável, à base de vegetais e carboidratos complexos, como as massas, podem ajudar a evitar o problema

A síndrome metabólica é um dos principais problemas de saúde pública brasileiros. A doença é definida como um conjunto de fatores de risco que aumentam, direta ou indiretamente, o risco de doenças cardiovasculares e o desenvolvimento do diabetes tipo 2. De acordo com a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria nutricional da Marca Fortaleza, a melhor forma de evitar a síndrome é incluir exercícios físicos na rotina e buscar uma alimentação equilibrada, que inclua frutas, vegetais – ricos em fibras e nutrientes - e alimentos fontes de carboidratos complexos (aqueles que têm um baixo índice glicêmico), como massas.

Há algumas características que ajudam no diagnóstico do problema. A primeira delas é a obesidade abdominal, ou seja, a famosa barriguinha. No exame de sangue, os portadores de síndrome metabólica têm níveis elevados de triglicerídeos e de LDL-colesterol, também chamado de “mau colesterol”. Além disso, o nível de HDL, ou “colesterol bom” apresenta-se baixo. Hipertensão (pressão arterial elevada) e resistência à insulina - um quadro em que as células do corpo passam a precisar de cada vez mais insulina para absorver a glicose do sangue e transformá-la em energia - são outros indicadores do quadro.

“Os especialistas consideram a obesidade abdominal e a resistência à insulina os principais componentes da síndrome metabólica. E um dos principais fatores de risco para doenças metabólicas é o consumo dos chamados carboidratos simples, cuja fonte são, principalmente, os alimentos açucarados. Já os carboidratos complexos, encontrados em alimentos como as massas, têm baixo índice glicêmico”, explica Fabiana.

Além de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, pessoas diagnosticadas com síndrome metabólica estão mais suscetíveis a desenvolver outras condições como, síndrome do ovário policístico, acúmulo de gordura no fígado, cálculo biliar, asma, distúrbios do sono e alguns tipos de câncer.

Veja outras dicas da nutricionista Fabiana Fontes para evitar a síndrome metabólica:

· O tratamento da síndrome metabólica consiste no controle de seus componentes que são fatores de risco subjacentes de doenças cardiovasculares; a obesidade, a inatividade física e a dieta aterogênica podem ser moduladas através de mudanças no estilo de vida!

· A perda de peso ou manutenção de um peso menor são prioridades no tratamento da síndrome metabólica, através de uma combinação de reeducação alimentar (com menor ingestão calórica, a princípio), aumento da atividade física e mudança de comportamento. Uma redução de 7% a 10% do peso no período de um ano tem efeitos protetores na saúde do indivíduo!

· O aumento na prática de atividade física auxilia na perda de peso e reduz os fatores de risco de doenças cardiovasculares como um todo (hipertensão, resistência a insulina etc). Atividades aeróbicas de intensidade moderada (como caminhada) com 30 minutos de duração, cinco vezes por semana, já surtem efeitos positivos.

Sobre a Fortaleza

A Marca Fortaleza foi a primeira pertencente ao portfólio da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Possui a maior fábrica de massas e biscoitos do Brasil e atua há mais de 60 anos nas regiões Norte e Nordeste e nos estados de Minas Gerais e Distrito Federal. Em 2015, a marca começou a comercializar torradas de alta qualidade fabricadas em um sofisticado maquinário italiano, entre os mais modernos do mundo, em sua fábrica localizada no município de Eusébio (CE), numa área de 7 mil metros quadrados. A Marca Fortaleza está presente na mesa dos consumidores com mais de 60 produtos entre massas, biscoitos e torradas. Todos deixam as refeições muito mais saborosas desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos é destaque no prêmio Grandes Marcas segundo o jornal Diário do Nordeste.

Sobre M.Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 13 unidades industriais e 28 unidades comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Press à Porter Gestão de Imagem

Um comentário:

  1. Um absurdo recomendar o consumo de carboidratos complexos para combater a Síndrome Metabólica. Os carboidratos considerados complexos possuem amido em sua composição, que nada mais é que um polímero de glicose. Em outras palavras, uma molécula de amido é um conjunto de moléculas de açúcar, ligadas umas às outras.
    Não existe nada, em relação à alimentação, que seja saudável e que leve na sua composição o TRIGO e a GORDURA VEGETAL HIDROGENADA.

    ResponderExcluir