quinta-feira, setembro 24, 2015

Pumaty inicia moagem de 800 mil toneladas de cana-de-açúcar


O apito inicial que marcou o início da moagem da cana-de-açúcar na usina Pumaty foi acionado, na manhã desta quarta-feira (23), pelo Governador Paulo Câmara durante uma solenidade que contou com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e de diversas autoridades e prefeitos da Mata Sul. Localizada em Joaquim Nabuco, a unidade deve produzir cerca de 70 milhões de litros de álcool e processar 800 mil toneladas de cana na safra 2015/2016.

A atividade vai gerar mais de quatro mil empregos e fomentar a economia de dez municípios da região. Na primeira safra realizada no ano passado a usina que emprega quatro mil funcionários faturou R$ 50 milhões, gerando cerca de sete milhões em tributos aos cofres do Estado.

A reabertura e retomada no aumento da produção nas usinas Cruangi e Pumaty foram viabilizados pelo Governo de Pernambuco através da redução em 50% na carga tributária das operações com Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) para os empreendimentos em recuperação judicial que estejam arrendados a cooperativas. Outra medida do Governo do Estado que beneficiou o setor sucroalcooleiro foi a alteração nas alíquotas do ICMS do álcool, que cairá de 25% para 23%.

O governador discursou sobre a importância da manutenção dos empregos e o incremento econômico que a usina representa para a Mata Sul. "A reabertura de usinas é muito importante para Pernambuco. Nós estamos mostrando ao Brasil, onde muita coisa está fechando, que nós aqui na Zona da Mata pernambucana estamos reabrindo usinas; fazendo com que emprego e renda sejam gerados de maneira muito mais efetiva, e de maneira muito mais rápida e ágil", destacou Paulo Câmara.

Enquanto o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota destacou o crescimento do setor agrícola no Estado. “Mesmo com um cenário nacional de incerteza, Pernambuco vem crescendo, no primeiro trimestre deste ano o setor teve um crescimento de 8%, no segundo semestre foi de 7%, isso prova que com compromisso, esperança e emoção podemos transformar sonhos em realidade, reativando uma das atividades que mais empregam em nosso Estado”, enfatizou Mota.

Os investimentos do Governo estão trazendo otimismo ao setor que está investindo em modernização do parque industrial. “Na Pumaty investimos cerca de R$ 10 milhões na aquisição de maquinário sobre beneficiamento. Abrimos duas usinas e vamos abrir outras”, disse o presidente da Cooperativa do Agronegócio da Cana-de-Açúcar (Agrocan), Gerson Carneiro Leão.

Gerência de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário