sexta-feira, setembro 25, 2015

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes, com projeto da Profª Jussara Araújo, conquista 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros

Profª Jussara Sá é autora do projeto Erê: brincando vencemos o preconceito no universo das mulheres negras, implantado na EREM de Petrolândia.
Profª Jussara Santana de Araújo
Profª Jussara com a ministra Eleonora Menicucci e a estudante pernambucana Machado Dias
A profª Jussara concedeu entrevista ao Portal Brasil

A Secretaria de Promoção de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) premiou, nesta terça-feira (22), os ganhadores do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A solenidade ocorreu no Salão Azul do Hotel Nacional, em Brasília. Mais de 40 redações, artigos científicos e projetos pedagógicos de todo o País foram contemplados pelo concurso deste ano.

O Prêmio busca estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões nas categorias de estudante do ensino médio; estudante de graduação; graduado, especialista e estudante de mestrado; mestre e estudante de doutorado; e escola promotora de igualdade de gênero.

O projeto Erê: brincando vencemos o preconceito no universo das mulheres negras, da professora Jussara Santana de Araújo, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia-PE, consiste em uma escola de promoção da igualdade de gênero. A professora esteve na cerimônia de premiação juntamente com os agraciados de todo o país, recepcionados pela Ministra-Chefe da Secretaria de Proteção à Mulher, Eleonora Menicucci, pelo presidente do CNPq, Hernan Chaimovich e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.

Em entrevista ao Portal Brasil, a professora Jussara afirmou que "As relações de gênero têm que começar no chão da escola, porque só assim podemos discutir sobre os espaços a serem conquistados pelas mulheres. A escola é o espaço para essa discussão uma vez que a própria educação está reproduzindo essa educação machista, esse espaço que os homens ainda determinam que sejam seus".

A ministra Eleonora Menicucci reforçou que o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero contempla diversas etapas da vida estudantil e envolve professores e orientadores. “O Prêmio é a determinação e consolidação da importância da temática de gênero para o nosso governo”. Treze escolas que desenvolveram ações pedagógicas que são exemplos de combate ao preconceito em todas as suas formas foram agraciadas. São três da região Sul, três do Sudeste, três do Centro-Oeste, uma do Norte e três do Nordeste. Dentre elas o estado de Pernambuco muito bem representado pela escola da nossa cidade.

Os autores recebem valores em dinheiro, bolsas de estudos, equipamentos de informática e assinaturas de revistas acadêmicas.
Saiba mais no vídeo abaixo.


Informações/fotos: Prof. Jussara Araújo/EREM Maria Cavalcanti Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário