sexta-feira, setembro 25, 2015

Delmiro Gouveia celebra 7ª Romaria das Águas e da Terra neste final de semana

7ª Romaria das Águas e da Terra, em Delmiro Gouveia, defende acesso dos pobres às aguas do Canal do Sertão e pede revitalização do São Francisco. 
 Felipe Ferreira participa da organização. 

Na noite do sábado, 26 de setembro, até o amanhecer do domingo, dia 27, romeiros e romeiras de todas essa nossa região, caminharão juntos em defesa das águas do Rio São Francisco. Com o tema "Dá-me dessa água", a 7ª Romaria das Água e da Terra acontece em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. A concentração está marcada para as 20 horas, com a realização da Santa Missa, na Praça Nossa Senhora do Rosário.

Organizada pela Comissão Pastoral da Terra, em parceria com o Grupo de Estudos Agrários e Sócio Territoriais do Curso de Geografia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, Diocese de Palmeira dos Índios, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Romaria do Sertão traz o lema “Água: canal de vida, presença de Deus” e propõe dialogar com a população sobre a água e a terra como elementos divinos e essenciais para a existência.

“Iremos refletir, a partir da nossa fé, a concentração das águas e da terra, de forma particular o projeto canal do sertão. Essa obra, que é apresentada pelos governos como a salvação do povo sertanejo, infelizmente ainda não mudou a realidade do povo pobre”, afirma Carlos Lima, coordenador regional da CPT.

“Tratar a questão da água e da terra é tratar uma questão sócio territorial, que tem como viés o desenvolvimento igualitário de um povo que sofre, mas que não deixar cair por terra a vontade de vencer, a água é um bem universal, tem que servir a todo numa linha continua de atendimento aos que mais dela necessitam”, afirma Felipe Ferreira, membro do GEAST / UFAL – Campus do Sertão.

Para a Pastoral da Terra, o canal precisa beneficiar os mais necessitados. “Queremos alterar o destino final dessas águas. No projeto atual, apenas 6% da água será utilizada para o consumo humano. O grande fluxo servirá à mineração e à irrigação nas áreas dos latifúndios da região. O povo continuará às margens do Canal”, completou Lima apresentando que a finalidade do canal deva ser “levar água para quem tem sede”.

O ato da Romaria, sairá do centro de Delmiro Gouveia, passando pela Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão, até as margens do canal do sertão, em Água Branca, a previsão é que cerca de 3 mil pessoas participem da Romaria.

Informações: 
CPT Alagoas 82 – 3221 8600
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Delmiro Gouveia/AL 82 – 3641 1278

Informações e fotos: Felipe Ferreira/Universidade Federal de Alagoas, Comissão Pastoral da Terra e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Delmiro Gouveia e o Pároco Padre José Aparecido. 

Um comentário:

  1. Nossos sinceros agradecimentos, lembraremos do site durante o evento, assim como agradeceremos nos veiculos de comunicação pela parceria, um abraço ...

    ResponderExcluir