terça-feira, setembro 01, 2015

Pernambuco vai contar com mais de 100 núcleos de gênero


Transformar as relações humanas e construir uma sociedade com menos preconceito. Para atingir esse objetivo, a educação é o canal mais adequado. Apostando nisso, as secretarias da Mulher de Pernambuco e de Educação vão promover, nesta quarta-feira (02/09), a assinatura de protocolos de intenções para a criação de, aproximadamente, 15 Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres no Estado. Com os novos núcleos, mais de 100 escolas Técnicas Estaduais, de Referência em Ensino Médio e instituições de Ensino Superior vão receber formação na área de gênero.

Atualmente, existem 91 Núcleos implantados, dos quais 60 são em escolas estaduais de Ensino Médio e 31 em instituições de ensino superior distribuídas, de forma equânime, entre as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado (RDs).

A assinatura dos protocolos acontece no IX Encontro de Formação Continuada dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres de Pernambuco, que acontece no Auditório da Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, das 8h às 13h. “O Gênero: O que é isso afinal?” será o tema da palestra da pedagoga e especialista em Gênero da ONG PLAN Internacional, Viviana Santiago.

Participarão da Mesa de abertura a secretária da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Silvia Cordeiro, o secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, a gerente de Formação em Gênero da SecMulher-PE, Dóris Cavalcanti, a Pós-doutora em Educação e Colaboradora nas Publicações da SecMulher-PE, Celma Tavares, e a professora Rosário Leite, da Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Professor Trajano de Mendonça.

PUBLICAÇÕES - Na ocasião, serão lançados os livros “Gênero e Educação – Caderno para Igualdade nas Escolas” e “Sistematização dos Resultados dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres de Pernambuco”.

O livro “Gênero e Educação – Caderno para Igualdade nas Escolas” contou com consultoria da Pós-doutora em Educação, Celma Tavares, com recursos da ONU Mulheres e a contribuição da pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque, além de professoras e professores da Rede Estadual de Ensino vencedores do Prêmio Naíde Teódosio de Gênero.

Já a publicação da “Sistematização dos Resultados dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres de Pernambuco” faz uma síntese das discussões construídas durantes as ações de formação, pesquisa e extensão desenvolvidas nos Núcleos de Estudos de Gênero. A finalidade é desenvolver práticas comprometidas com a transformação social a partir da promoção de igualdade de gênero nos espaços formais de ensino.

Serviço:

IX Encontro de Formação Continuada dos Núcleos de Estudos de Gênero 
Local: Auditório da Secretaria de Educação de Pernambuco.
Endereço: Avenida Afonso Olindense, 1513 - bairro da Várzea/Recife.
Horário: 8h às 13h.

SecMulher-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário