terça-feira, setembro 01, 2015

Codevasf discute cronograma de pagamento de trabalhadores do Sistema Itaparica

Foto: Codevasf/Divulgação

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o superintendente regional da empresa em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, estiveram reunidos na manhã dessa segunda-feira (31) com funcionários da empresa Hidrossondas, que prestam serviços de operação e manutenção nos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, e produtores dos perímetros.

A reunião foi realizada no auditório da Companhia em Juazeiro, no bairro de Piranga, e teve como objetivo principal a discussão de um cronograma de atualização dos pagamentos do contrato de serviços firmado entre o governo federal, por meio da Codevasf, e a Hidrossondas.

Na oportunidade, o presidente Felipe Mendes conversou com os trabalhadores e produtores, que apresentaram suas reivindicações para que os perímetros voltem a operar normalmente. A principal delas foi a regularização do pagamento de salários.

Estiveram presentes ao encontro Ailton Castro, diretor da Hidrossondas, Claudio Feliciano, representante dos cerca de 200 trabalhadores terceirizados, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rodelas, Zé da Ema, e membros do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sindpec).

Depois de ouvir e conhecer de perto a situação dos trabalhadores e produtores do Sistema Itaparica, Felipe Mendes afirmou que vai apresentar as reivindicações ainda nesta semana para o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira Fernandes, e para o próprio ministro, Gilberto Occhi, pedindo que a situação seja regularizada o mais rapidamente possível.

Os trabalhadores e produtores confirmaram que vão continuar mobilizados a espera de uma solução rápida. A expectativa deles é de que ainda nesta semana o governo atenda às principais reivindicações.

Sistema Itaparica

O Sistema Itaparica é um conjunto de perímetros irrigados implantados pela Chesf à época da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (Usina Itaparica) para reassentar a população que vivia na área. O sistema compreende os perímetros de Glória, Pedra Branca, Jusante e Rodelas, na Bahia, e Fulgêncio, Icó-Mandantes, Apolônio Sales, Barreiras, Manga de Baixo e Brígida, em Pernambuco.

Pedra Branca, por exemplo, é um perímetro que abrange parte das cidades de Curaçá e Abaré e possui área irrigada de cerca de 2.371 ha. Ele começou a operar em 1994 e até hoje mantém predominância de fruticultura, com destaque para o cultivo de banana, que corresponde a 32% da área cultivada. As culturas permanentes ocupam 52% da área cultivada e os lotes de caráter familiar corresponderam a 100% da área do perímetro. Estima-se em 5.087 e 7.631, respectivamente, os números de empregos diretos e indiretos associados relacionados ao perímetro irrigado. A produção anual é de 36 mil toneladas de alimentos.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário