segunda-feira, setembro 21, 2015

Hoje é Dia do Radialista: Parabéns a todos, principalmente aos do Sertão Pernambucano

O profissional do rádio marca presença nos lares e nas vidas de milhares de pessoas desde o amanhecer. Parabéns, radialistas! em especial aos do Sertão pernambucano (foto acima)
Assis Ramalho - apresentador do Programa 'Acordando com as Notícias' na Web Rádio Petrolândia

Hoje é o dia do companheiro, de quem faz o rádio: 21 de setembro, Dia do Radialista. É nessa data, por sua relevância histórica para a categoria dos radialistas, em que é comemorado o trabalho de tantos apaixonados pela informação radiofônica. Todos os dias, durante horas e horas, são esses profissionais que acompanham os ouvintes nas mais diversas plataformas. Desde a Era de Ouro do rádio, até os dias atuais, a conversa, o comentário sobre a música preferida, a notícia, a informação de última hora e a oração ao pé do rádio estão presentes nas ondas hertzianas. Atualmente, somente as plataformas mudam, mas o perfil do radialista continua, seja no aparelho tradicional ou então no celular, computador, carro, TV, entre outras formas de acesso.

História do Rádio
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. “Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez, através do site Rádio na Rede.

Outra data comemorativa

Recentemente, mais uma data surgiu, com a Lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, que institui o dia 7 de novembro como Dia do Radialista. Proposta pelo deputado federal Sandes Junior (PP/GO), a Lei remete à data natalícia do compositor Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil.

Fonte: Pesquisa de rádio e tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário