segunda-feira, setembro 21, 2015

Petrolândia: Alunos da EREM Mª Cavalcanti Nunes visitam Parque Eólico Fonte dos Ventos, em Tacaratu, para desenvolver projetos escolares

Fotos: Professor Roberto Oliveira


Alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, fizeram uma pesquisa científica no Parque Eólico Fonte dos Ventos, no município de Tacaratu, cujo objetivo é o de compreender o funcionamento destes aerogeradores, possibilitando a elaboração de novos produtos que estão sendo desenvolvidos por estes alunos. Orientados pelo professor de Física, Roberto Oliveira, estes alunos perceberam que é possível gerar corrente elétrica de forma simples e renovável.

O ensino de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo faz parte da grade curricular do 3º ano do Ensino Médio, e estar em uma região ladeada por matrizes energéticas distintas é um privilégio, e serve para contextualizar o ensino. 

"Aproveitei que tenho muitos amigos que trabalham desde a engenharia desta matriz eólica, até mesmo conheço pessoas que fizeram parte da construção desta matriz, e isto facilitou a pesquisa, pois já tinha vindo aqui diversas vezes", explica o professor da EREM Maria Cavalcanti Nunes, graduado em Licenciatura em Física pela UFRPE. 

Em parceria com a Prefeitura Municipal, os alunos colocaram lixeiros feitos de pneus usados, em locais estratégicos para captação de lixo eletrônico, que serve para reaproveitar componentes eletrônicos, como capacitores, resistores, diodos, entre outros, de placas eletrônicas e motores usados. 

"Dar utilidade e reúso ao lixo é eletrônico é uma maneira que encontramos para elaborar um mecanismo autossustentável. Estamos buscando bases no estudo do projeto de Masdar City, que propõe a criação da comunidade mais sustentável do planeta por meio da geração e gestão de energia, do tratamento de resíduos e dos projetos arquitetônicos e de engenharia sustentáveis. Estas ações se entrelaçam e acabam sendo solução uma da outra, ou seja, o que seria lixo eletrônico pode gerar energia elétrica para dar alternativas energéticas ao consumo excessivo de energia", finaliza o professor.

Informações e fotos: Prof. Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário