quarta-feira, setembro 02, 2015

Fortaleza sedia Jogos Escolares da Juventude (12 a 14 anos) a partir desta quarta-feira (03)


Fortaleza, no Ceará, recebe a próxima edição dos Jogos Escolares da Juventude. Entre os dias 3 e 12 de setembro, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos se reunem na capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com os Jogos Escolares da Juventude. A cada edição avançamos e estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens neste processo de inclusão", afirmou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e gerente geral dos Jogos Escolares. "Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação da base que já está revelando representantes para as delegações multiesportivas organizadas pelo COB", completou Edgar.

Os números dos Jogos Escolares são impressionantes. Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será 'Igualdade de Gêneros'. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.

COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário