segunda-feira, setembro 14, 2015

CPRH destaca trabalho nas Unidades de Conservação em Congresso Internacional

A CPRH, por meio da UGUC, conseguiu aprovar os dois artigos que apresentou. Das 335 propostas submetidas a comissão julgadora, 167 foram selecionadas para serem apresentadas no Congresso.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), participará, no período de 21 a 23 de setembro, em Curitiba, estado do Paraná, do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – CBUC. De acordo com os organizadores, o evento é um dos mais importantes da área ambiental na América Latina. “É muito importante que a CPRH esteja em um evento desta relevância, expondo um pouco do trabalho que realiza nas Unidades de Conservação do Estado”, revelou a Gestora do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS – Gurjaú), Elaine Braz, que representará a Agência na ocasião. “Como servidora, vejo o evento como uma oportunidade singular de capacitação, pela possibilidade de troca de experiências com gestores de Unidades de Conservação de todos os estados brasileiros e de ouvir grandes nomes da área ambiental do país e do mundo falarem sobre assuntos fundamentais à gestão de áreas protegidas”, completou a analista ambiental.

Foram inscritas 335 propostas e cada uma delas foi analisada por três consultores externos, voluntários da Fundação Grupo Boticário. Foram consideradas aprovadas aquelas que receberam ao menos dois pareceres favoráveis. Os dois projetos da CPRH apresentados pela Unidade de Gestão de Unidas de Conservação (UGUC) e aprovados foram: "Fiscalização e Monitoramento conjunto do RVS Gurjaú: Nova estratégia para apoiar a conservação da biodiversidade em unidades de Conservação Estadual - PE", de autoria dos funcionários Elaine Braz, Fábio Amorim, Samanta Della Bella e Tassiane Novacosque e Compensação Ambiental no Estado de Pernambuco com autoria de Liana Melo, Joselma Figueirôa e Claudelucia Nogueira

A programação do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação conta com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, das mais diversas áreas de atuação. O objetivo dessa combinação é mostrar aos participantes como a conservação da natureza envolve diferentes setores da sociedade, como órgãos públicos, sociedade civil, empresas e meios de comunicação. Um dos nomes de destaque é a ambientalista e ex-senadora Marina Silva, que falará sobre inspirações para a conservação da natureza. Já o canadense Ryan Hreljac compartilhará sua história de envolvimento com a causa, que começou aos seis anos de idade, angariando fundos para construir poços artesianos na África.

Trazendo um pouco da temática da tecnologia que aproxima cada vez mais as pessoas da natureza, também estará presente no evento o engenheiro Tomas Nora, responsável pelo Google Maps na América Latina.Outro palestrante é o norte-americano Albert F. Appleton que, nos anos 1990, foi secretário do Departamento de Proteção Ambiental e diretor do Departamento de Sistema Fornecimento de Água e Saneamento da cidade de Nova Iorque. Ele desenvolveu e implementou um célebre programa de proteção de mananciais, que garantiu a conservação de água na cidade de Nova Iorque e é considerado um das iniciativas mais bem sucedidos do mundo. O site do evento para maiores Informações é: eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/CBUC.

CPRH/Nucleo de Comunicacao Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário