quinta-feira, julho 09, 2015

Prefeitura de Petrolina e entidades discutem grupo de trabalho para ações na Ilha do Fogo

Fotos: Ricardo Alves

Na manhã desta quarta-feira (08/07), representantes de instituições do Vale do São Francisco estiveram presentes numa reunião promovida pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias Executivas de Turismo e de Cultura, para discutir ações e planejar metas administrativas para a Ilha do Fogo. Univasf, Associação de pescadores da Ilha, IF Sertão, Associação de barqueiros e Coletivo Amigos da Ilha encaminharam representantes para o encontro.

De acordo com o secretário de Turismo, Iuric Pires, o prefeito Julio Lóssio, mesmo aguardando a oficialização de cessão de uso do espaço pelo órgão da União (a SPU), já está providenciando os serviços essenciais para garantir o funcionamento e acesso à Ilha, como segurança – através da Guarda Municipal –, limpeza e iluminação.

“Ações mais abrangentes só poderão ser executadas quando a Prefeitura já estiver oficialmente autorizada a administrar o espaço, o que deve acontecer nas próximas semanas. Por hora, convocamos representantes de instituições parceiras e associações da sociedade civil para pensarmos juntos como melhor organizar as ações que podem e precisam ser feitas na Ilha do Fogo, que tem um grande potencial turístico”, esclareceu o secretário Iuric Pires.

A ação da Prefeitura em chamar instituições e associações para um diálogo sobre a ilha foi elgoada por todos os presentes. “A Prefeitura está de parabéns pela a iniciativa e penso que o momento é de discussão, de troca de ideia mesmo. E a formação de um grupo de trabalho específico vai ajudar a dinamizar as ações a cerca de um símbolo da região, que é a Ilha do Fogo”, expressou o representante do movimento Coletivo Amigos da Ilha, Chico Egídio.

Na reunião, ficou explícito que há ações de curto, médio e longo prazo a serem realizadas na Ilha, e todas as instituições envolvidas devem contribuir para a execução dos projetos no espaço. A oficialização de um Grupo de Trabalho foi proposto para gerenciar e organizar tais ações, e deve ser estruturada na próxima reunião do grupo, que será no dia 22 deste mês, no galpão da própria Ilha do Fogo, às 9h.

Texto: Ricardo Alves/Ascom Sedesa/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário