sexta-feira, maio 15, 2015

Tacaratu: Trabalhadores querem mudança no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tacaratu-PE


O papel do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável na política agrícola municipal é o de gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), integrado ao PDM, responsável pela coordenação na elaboração do plano, fiscalização, acompanhamento e avaliação das ações programadas e executadas no meio rural, com a participação efetiva dos produtores e da sociedade.

Na tentativa de fazer uso dessa ferramenta, no dia 14/05/15 representantes de 12 (doze) associações de trabalhadores rurais dos assentamentos do município de Tacaratu deslocaram-se até a sede do município ao encontro da atual presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para reunirem-se, e oficializar a disputa pela presidência do referido conselho, uma vez que estes e outros trabalhadores não estão se sentindo representados. Porém, depois de muita conversa, café e espera na sede do IPA, ficaram claras para todos os que estavam presentes, as ‘manobras’ na tentativa de ‘minar’ qualquer mudança na atual presidência do conselho, a atual presidente não apareceu.

Não é de hoje, que é possível identificar após inúmeras tentativas de diálogo uma resistência muito forte por parte da atual presidência em abrir espaço para novos representantes e novos olhares para as comunidades, dando a importância e a legitimidade que o conselho merece. O conselho é um espaço democrático, não um espaço particular onde o representante deve dar as costas ao povo e colocar suas vontades em detrimento das demais, em que o individual prevaleça sobre o coletivo. Dessa forma, se o pouco que resta para o povo não for por ele usado, não nos restará nada.

Estavam presentes representantes das associações dos assentamentos Antônio Conselheiro I e II, Abreu e Lima e representantes do MST. Na ocasião, embora não tenha sido possível executar a tarefa de oficializar a disputa pela presidência do conselho nem ter acesso ao estatuto que orienta os representantes no uso de suas atribuições, ficou definido que próxima segunda-feira dia 18/05/15 o conselho irá se reunir, junto com um representante do ProRural para que seja feita a reunião do conselho (que a quase dois meses não acontece), e os encaminhamentos para a escolha de novos representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do município de Tacaratu-PE. Estaremos lá.

Comissão dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário