segunda-feira, maio 25, 2015

Estudantes pernambucanas representam o Brasil no Technovation Challenge, em São Francisco, na Califórnia

Unidade é considerada uma das 80 mentoras em tecnologia existente no mundo (Foto: Folha PE)

Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem, foi classificado para a etapa internacional do Technovation Challenge - iniciativa desenvolvida apenas para meninas com o objetivo de seguir carreira em áreas relacionadas à tecnologia. A competição acontece no próximo mês, em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Dia 25 de junho começa a disputa.

As meninas, que passaram pela etapa estadual e nacional, desenvolveram o game The Last Drop e, representando o Brasil, disputará o prêmio de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil, com equipes da Índia, Nigéria e Estados Unidos.

O aplicativo, que foi desenvolvido em um curto espaço de tempo, dois meses, para ser inscrito na ação, deu certo. Nele, a menina Vitória, de 6 anos, deixa o seu recado e brincando com as crianças de 6 a 12 anos: ela fecha as torneiras abertas do prédio em que vive, explicando que a água precisa ser preservada porque, um dia, ela pode faltar no planeta.

O professor Tiago Machado avaliou que o grupo tem grandes chances na competição. “O nosso é o único game desenvolvido. E game sempre é mais completo. Os demais são aplicativos para, por exemplo, economizar gastos”, disse, ao destacar que o grupo já é vencedor por ter sido finalizado. “As meninas tiveram duas semanas a menos para desenvolver o projeto. Quando fizemos nossa inscrição a iniciativa já estava acontecendo. E mesmo assim, conseguimos”, destacou.

As estudantes, dos cursos de Multimídia e de Programação, deixaram escapar que estavam ansiosas e apreensivas. “A responsabilidade é muito grande. Estaremos representando o nosso país”, disse Jacqueline Alves, 17 anos, estudante de Programação. A colega Leonor Victória, 16 anos, destacou porque escolheu a faixa etária de 5 a 12 anos. “Acreditamos que conscientizando o público mais jovem a gente conseguiria chegar nos adultos, pais, familiares. As crianças são mais conscientes e, quando conseguimos atingi-las, elas fazem bem o dever de casa”, explicou.

O coordenador pedagógico da escola, Luiz Francisco Alves, destacou que o game foi testado e apresentado aos estudantes de uma escola particular próxima a Cícero Dias. O game The Last Drop pode ser acessado pelo celular (Androide), pelo computador, tablet e também notebook.

Para o segundo semestre, o desafio das estudantes será incrementar o jogo e colocar nele outras informações sobre a água. O mesmo também ganhará aplicativo para ser jogado na App Store.
Cicero Dias e Projeto NAVE – A ETE Cícero Dias desenvolve um trabalho inovador na área de tecnologia. Equipada com laboratórios de ponta, a ETE oferece cursos de Jogos Digitais e Programação, em parceria com o Oi Futuro, além dos cursos de Logística e Administração, atendendo a mais de 700 alunos no total. A unidade se destaca também pelos índices educacionais, com 5,58 pontos no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) 2013, foi eleita como uma das instituições educacionais mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, que rendeu o título de Escola Mentora do Brasil.

Já o NAVE, criado em 2006 pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, é um programa de ensino médio integrado à educação profissional desenvolvido em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Com escolas instaladas no Recife e no Rio, o NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com novas tecnologias, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, tais como a produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa é estruturado sobre três pilares: Ensino Médio integrado à educação profissional, com o objetivo de formar jovens para o mercado de trabalho, nas escolas estaduais da parceria, no Centro de Pesquisa e no Núcleo de Disseminação.

O diferencial desse modelo é articulação entre formação profissional e ensino básico de qualidade, valendo-se das tecnologias da informação e comunicação ao mesmo tempo como ferramenta e objeto do processo formativo.

Para assistir e curtir os vídeos das finalistas: http://bit.ly/1RuCCp5 e http://bit.ly/1Iwmy1O
Para baixar a versão mais recente do game (para Android): http://bit.ly/1ARabad

Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário