segunda-feira, maio 25, 2015

Codevasf apresenta Plano Nascente em plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Petrolina

Foto: Ministério da Integração/Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou à comunidade do rio São Francisco, nesta sexta-feira (22), o Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do rio São Francisco – ou Plano Nascente –, durante a 27ª Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Petrolina (PE).

O Plano possui propostas de atuação da Codevasf em ações de revitalização da bacia voltadas para o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. O foco das ações é a preservação e a recuperação ambiental de nascentes e de suas áreas de recarga hídrica. A meta estabelecida no documento é recuperar dez mil nascentes em um intervalo de quatro anos.

“O Plano Nascente é resultado de uma experiência de dez anos da Codevasf em ações de revitalização de bacias hidrográficas. Ele terá pleno êxito se houver a participação efetiva de toda a comunidade, dos governos, das prefeituras, da sociedade civil organizada”, afirma o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta. O diretor participou da mesa redonda Ações de Revitalização na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco na plenária do CBHSF e foi o responsável pela apresentação do Plano no evento – o comitê é um órgão colegiado integrado por 62 representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas usuárias de água na bacia.

O Plano Nascente foi lançado em 23 de março na sede da Codevasf, em Brasília, durante evento alusivo ao Dia Mundia da Água, com a participação de empregados e gestores da empresa e do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário