terça-feira, maio 05, 2015

Disque-Denúncia PE oferece até 1 mil reais por dados de violência contra idosos


O Disque-Denúncia Pernambuco está oferecendo até R$1.000 para quem denunciar casos de violência e agressão contra idosos. Com o tema "Uma Sociedade Justa Não Aceita Violência Contra Idosos", a entidade está lançando campanha em todo o estado, com a distribuição de cartazes nas delegacias e diversos estabelecimentos.

Nos últimos dez anos, o Disque-Denúncia Pernambuco recebeu mais de 12 mil informações sobre casos de violência contra idosos. As denúncias vão desde maus-tratos, abandono, até violência física e psicológica. "Procuramos estimular que as pessoas abram os olhos para um tipo de crime que passa muitas vezes despercebido pela dificuldade de identificação. Todo e qualquer tipo de violência ou agressão contra o idoso deve ser combatida", explica a superintendente do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo.

O maior problema na identificação dos casos que envolvem os idosos ainda é a forte ligação desse tipo de crime com o ambiente familiar. Quase 90% dos casos ocorrem dentro da residência. Em 55% das denúncias recebidas pelo serviço, os filhos são os suspeitos. Fato que acaba inibindo muitos dos idosos de denunciar. "Mas é preciso vencer esse medo. Mesmo sendo da própria família, o idoso deve buscar ajuda. Os vizinhos também podem ser um importante instrumento nessa luta", lembra Galindo.

Quem tiver informações sobre casos pode telefonar para 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24 horas, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.

Disque Denúncia Pernambnco

Nenhum comentário:

Postar um comentário