quinta-feira, abril 02, 2015

Programa PE no Batente realiza aula inaugural


Na noite desta terça-feira (31), a Secretaria Executiva de Assistência Social (Seas) – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) -, realiza a aula inaugural do Programa PE no Batente, no Centro Social Urbano da Imbiribeira, no Grande Recife.

Os cursos ofertados pelo Programa foram demandados pela comunidade e, pelo CSU da Imbiribeira, atende às comunidades da Ilha de Deus, Vila da Imbiribeira e áreas circunvizinhas. As capacitações nas áreas de confeitaria, corte e costura, auxiliar administrativo, mecânico automotivo, refrigeração, bordado manual, customização, confeitaria, operador de caixa e beleza e estética são direcionadas à população de baixa renda e vulnerabilidade social e estarão divididos entre os períodos de tarde e noite, para melhor atender às disponibilidades dos inscritos.

Neste mês, o Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento e o governador Paulo Câmara, fizeram a entrega de certificados de qualificação do curso de piscicultura a moradores do município de Itacuruba (Sertão de Itaparica), onde anunciaram a ampliação do Programa, com a criação de outros 43 Centros Sociais, pelo Agreste e Sertão de Pernambuco – além dos 51 já existentes. “Com o apoio do nosso Governador, iremos replicar a exitosa experiência do PE no Batente, em outros municípios, a partir do modelo de Itacuruba. Consideramos isso como mais uma vitória de um grandioso programa da nossa Secretaria”, completa Isaltino.

O Programa – Pernambuco no Batente utiliza os Centros Sociais Urbanos (CSU) como espaço físico para o desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, articulação e desenvolvimento social. Além de capacitação profissional, também são realizadas apresentações culturais, atividades esportivas, reuniões comunitárias e trabalhos ligados a empreendimentos para a sustentabilidade dos membros das comunidades.

A SDSCJ também conta com a parceria de outras secretarias e órgãos do Estado, para dar encaminhamento às atividades de qualificação profissional desempenhadas pelo PE no Batente. Um balanço do trabalho entre 2013 e 2014 registra que 109 egressos das atividades de qualificação social, profissional e produtiva do CSU da Imbiribeira foram inseridos no mercado de trabalho formal.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário