quinta-feira, abril 09, 2015

Petrolândia: Funcionários da Plena reclamam de salários atrasados por falta de repasse da Codevasf à terceirizada


Caso a Codevasf não repasse os pagamentos até o dia 15 deste mês, todos os sistemas de bombeamentos dos Perímetros Irrigados administrados pela terceirizada Plena serão desligados no dia seguinte e os funcionários demitidos (Fotos: Assis Ramalho)
A cobertura completa você acompanha com todos os detalhes, inclusive com entrevistas, na manhã desta sexta-feira (10) dentro do programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho; o programa vai ao ar de segunda a sábado das 05:10 as 08:10 pela Web Rádio Petrolândia (www.webradiopetrolandia.com.br)

Na manhã desta quinta-feira (9), funcionários da Plena Consultoria e Projetos, empresa terceirizada da Codevasf que operacionaliza e realiza a manutenção dos Perímetros Irrigados Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco, realizaram ato de protesto pela falta de repasse de verbas da Codevasf à terceirizada. Segundo os servidores, a Plena Consultoria e Projetos não recebeu ainda os pagamentos da faturas de novembro/2014, dezembro/2014, janeiro/2015 e fevereiro/2015.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Blog de Assis Ramalho, a Plena Consultoria e Projetos teria comunicado oficialmente à Codevasf, no dia 1º deste mês e a todos os seus colaboradores, no dia seguinte, que somente poderá realizar o pagamento dos salários de março de 2015 se a Codevasf quitar as faturas em atraso até o dia 15 deste mês. Caso isso não ocorra, a Plena Consultoria e Projetos poderá suspender os trabalhos de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados em referência. A manifestação dos funcionários aconteceu no Projeto Apolônio Sales.

Nossa reportagem esteve no local e ouviu a opinião de alguns dos servidores da empresa. De acordo com eles, a Plena tem cumprido com os seus compromissos, mas devido ao atraso dos repasses por parte da Codevasf, todos já foram notificados de que, se até o dia 15 deste mês a Codevasf não pagar à terceirizada, todos serão demitidos.

"A gente está tentando achar uma solução para que possamos resolver esse problema. pois a gente tem conhecimentos que a empresa em que nos trabalhamos está com cerca de cinco faturas por parte da Codevasf em atraso, e tudo isso está afetando todos nós funcionários, porque a Plena deu um prazo para que a Codevasf faça os acertos, até o dia 15 desse mês. Caso contrário, todos nós, funcionários, seremos demitidos", disse Anderson, servidor da Plena no Perímetro Irrigado do Apolônio Sales.

Para Fabrício, também prestador de serviços no Apolônio Sales, caso as demissões aconteçam, todos irão se juntar aos muitos que já estão desempregados na região.

"Tudo isso que está acontecendo é muito triste, porque a gente quer continuar trabalhando, mas sabemos que a Plena, que está cumprindo muito bem com o seu papel, está com cinco meses sem receber repasse da Codevasf, e estamos preocupados porque temos famílias para sustentar e, se até o dia 15 deste mês a Codevasf não cumprir com os seus compromissos, seremos demitidos e iremos se juntar a muitos que já estão por aí desempregados".

De acordo com o funcionário Irineu, prestador de serviços no Icó Mandantes, é preciso que todos se unam, inclusive os produtores rurais, para que tal fato não venha a acontecer.

"A verdade é que nós estamos em uma situação que é vergonhosa para o nosso município, que é rico em agricultura e agora ficamos sabendo que a Codevasf alega que a União não está passando os repasses, e com isso quem está pagando somos todos nós, que não temos nada a ver com isso que está acontecendo. Queremos pedir o apoio de todos os colonos dos Perímetros Irrigados, porque caso isso aconteça todos os projetos irrigados serão prejudicados com a falta de manutenção e aí o município vai virar um caos", disse ele.

Também prestador de serviços no Icó Mandantes, Walterny fez questão de isentar a Plena Engenharia de qualquer culpa, e afirmou que se a Codevasf não cumprir com o seu dever até o dia 15, a partir do dia 16 todos os sistemas de bombeamentos dos perímetros irrigados serão desligados e Petrolândia vai viver um caos, e fez apelos às autoridades políticas.

"Queremos deixar bem claro que a posição da Plena é correto. Apesar de tudo, ela está cumprindo com as suas obrigações perante os seus funcionários, mas acontece que o capital de giro dela não tem mais suporte para bancar essa situação. Com isso ela notificou a situação para os seus funcionários e para a comunidade, dizendo que vai encerrar o seu contrato por não ter mais condições de desenvolver suas atividades. Isso acontecendo, imagine você quantos comerciantes vão deixar de receber, famílias vão passar por necessidades, e se não for resolvido até o dia 15, a partir do dia 16 todos os sistemas de bombeamentos dos Perímetros serão desligados e Petrolândia vai deixar de ser Petrolândia e vai virar um caos. Então nós estamos querendo o apoio de todos os produtores e dos representantes (políticos) de Petrolândia, estaduais e federais", desabafou Walterny.

A nossa reportagem entrou em contato com Dr. Sérgio Carvalho, gerente executivo da Plena, Consultoria e Projeto, empresa terceirizada da Codevasf, que confirmou que o prazo para que a Codevasf efetue a quitação de seus débitos para com a empresa é realmente até o dia 15 deste mês, caso contrário os funcionários serão demitidos.

Ver mais fotos>Funcionários da Plena em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário