quinta-feira, abril 09, 2015

Petrolândia: Resumo da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal realizada nessa quarta (08)


Fotos: Assis Ramalho

Foi realizada na noite dessa quarta-feira (08), Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Petrolândia. Abaixo o resumo divulgado pela assessoria da Casa. 

Após a fala inicial do Presidente da Casa, a palavra foi facultada para
 o professor e blogueiro Daniel Filho, que falou um pouco sobre a importância do seu Blog “Gota D’água”, que tem como papel, levar informações, bem como, apurar e opinar sobre temas diversos de interesse da população do Município, voltando-se principalmente para a política na educação, meio ambiente e cultura, sempre com o olhar para o social. Apresentou um projeto que servirá de apoio para os blogueiros, uma vez que, disponibilizará uma verba de incentivo para estes. O projeto será votado na Câmara Municipal.

Com a palavra, o vereador Eudes Fonseca elogiou a iniciativa do professor
Daniel, parabenizando todos os blogueiros presentes pelo trabalho de colher e transmitir a notícia para a população. Falou ainda, sobre o encontro com o Deputado Federal Fernando Filho e o atual Prefeito do município na Escola Estadual Maria Cavalcante, onde se esperava a presença de muitos adolescentes, mas que apesar de poucos presentes, foi de grande importância o evento, esperando que em próximas ocasiões, o público seja maior e assim possa acontecer a verdadeira relação entre pessoas que acreditam e pessoas que passam credibilidade e assumem compromisso, ou seja, uma boa relação entre cidadãos eleitores e políticos.

O vereador Sílvio Rogério, realizou seu pronunciamento referindo-se aos problemas hídricos e a situação do Lago de Itaparica, bem como, as questões em geral que ocasionam esse momento de preocupação com a escassez de água no mundo inteiro, e que com certeza tem grandes efeitos no sertão pernambucano. Aproveitou para agradecer a todos que fazem parte da Associação Esperança e Progresso, do Assentamento Januário Moreira, neste município, pela nota de reconhecimento ao trabalho realizado pelo vereador em benefício dessas pessoas. Na ocasião, apresentou indicação que solicita ao Executivo, a construção de uma pista de Cooper no Projeto Apolônio Sales, tendo como objetivo, oferecer uma melhor condição para os moradores exercerem suas atividades de saúde e lazer. Clique e veja a indicação!

O vereador José Luiz, fez um breve manifesto com relação a casos específicos de seu conhecimento, a começar pela falta de ônibus escolar na cidade, um relato de uma mãe para o vereador, que indignado questionou diante dos colegas vereadores e solicitou respostas para tal situação. Abordou também a necessidade de um IML no município, evitando o desgaste para as famílias que esperam a demora de uma viagem, bem como, a liberação dos laudos e do corpo. Em poucas palavras expôs alguns questionamentos sobre os serviços prestados, não prestados e a serem prestados para os projetos, comunidades e demais setores da Zona Rural.

A vereadora Dona Santa proferiu suas palavras destacando a importância de um trabalho sempre construído com união, e a necessidade de manter uma Casa Legislativa com vereadores unidos em benefício da população e da cidade, pois nada adiantaria se cada um tivesse uma visão que sempre fosse egoísta e totalmente política. Aproveitou para expressar a felicidade de vivenciar um período de inovação e de crença no amor ao próximo, citando a páscoa como um momento para refletir e tomar rumos e decisões certas. Parabenizou os blogueiros presentes, considerando indispensável à qualidade e veracidade das informações. Manifestou ainda, satisfação nas indicações dos nomes para as novas escolas do município.

Com a palavra, o vereador Noca demonstrou sua força na defesa pelo seu grupo político e parabenizou o grupo que acompanha o atual gestor municipal, por mesmo diante de tantas carências e descasos, continuarem apoiando fielmente o grupo do qual fazem parte, no entanto, deixou claro sua indignação com tanta coisa a ser feita e a ausência de serviços e ações que mudem essa situação. Manifestou sua preocupação com a Zona Rural e com sua população, que precisa de condições para continuar seus trabalhos e sua renda de sobrevivência. Expressou ainda, a diferença de como Petrolândia tem sido representada, e de como deveria ser melhor assistida e desenvolvida, tendo em vista sua renda e condições favoráveis para o crescimento.

O vereador Jorge Viana, insistiu no assunto que debateu na Sessão anterior, questionando sobre a UTI móvel, que apesar dos rumores de que existe, a verdade é que a ambulância é apenas adaptada com alguns mecanismos mais modernos, mas não totalmente preparada para um suporte como UTI móvel. Questionou ainda, sobre o convite feito à Secretaria de Saúde para comparecer a esta Sessão, e que a ausência da mesma, deixava vários questionamentos e dúvidas sem esclarecimentos.

Rogério Novaes, falou das condições que um vereador tem e busca para atuar, e que infelizmente não basta querer, mas é preciso aguardar a ação por parte do Executivo, ocasião em que mencionou a sua indicação, solicitando melhorias e manutenções nas estradas que dão acesso ao Icó-Mandantes, que estão desgastadas, danificadas e ocasionando atolamentos e danos aos carros e transportes como ambulâncias e ônibus escolares.

O vereador Juarez Patriota, agradeceu pelo reconhecimento dos colegas sobre o seu projeto, e assumiu seu papel de defender seu grupo de situação junto ao Gestor Municipal. 

Para finalizar a Sessão, o Presidente da Casa Fabiano Marques, começou seu pronunciamento relatando um desabafo de uma moradora do Bairro Nova Esperança, que narrou o momento difícil que enfrentou com sua família, diante da falta de água. Destacou ainda, os dois projetos que indicam nomes para as duas novas escolas do município, e acrescenta que tem orgulho de ter feito parte da autoria destes. Em seguida, respondeu ao posicionamento do vereador Juarez, e concluiu afirmando ser do lado certo, justo, e não simplesmente oposição, pois estes se opõem, e na condição de vereador, seu maior compromisso é estar ao lado do povo.

Veja>Indicação nº 009/2015
>Veja as fotos (Facebook da Câmara Municipal de Petrolândia)
Ver mais fotos>Sessão Extraordinária Câmara Municipal de Petrolândia 08/04/15

Assessoria Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário