quinta-feira, abril 09, 2015

Petrolândia: Comitê Gestor Municipal das Águas realiza Assembleia Geral para tratar crise hídrica e risco de colapso em reservatórios da Bacia do São Francisco

Fotos: Assis Ramalho

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 8 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Comitê Gestor Municipal de Águas de Petrolândia. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, com a presença de representantes do IPA, Codevasf 3º SR, Plena Consultoria e Projetos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia – STR, agricultores irrigantes, a Vice-Prefeita Jane Rodrigues, Vereadores e Secretários Municipais. Na reunião foram abordadas as consequências da crise hídrica e econômica que afetam diretamente o Município e a Região.

O Sr. Ivo Mendonça, coordenador do Comitê, apresentou os dados atuais e registros históricos, desde 2012, publicados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, sobre os níveis de acumulação de água nos lagos de Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (PE/BA) pertencentes à bacia do Rio São Francisco, mostrando que, com o fim do período de chuvas na região compreendido entre dezembro/14 e março/15, seus volumes acumulados tiveram pouco aumento. Esse fato é preocupante, pois devido ao recente histórico de defluência do Rio, existe dúvida quanto à suficiência do armazenamento de água para o decorrer do ano. Em outras palavras, foi levantada a hipótese de risco de os lagos entrarem em colapso, como aconteceu em Três Marias em setembro do último ano. 

A Codevasf, representada pelo Sr. Alessandro, Responsável do Escritório de Apoio Técnico de Jatobá, foi indagada sobre o pagamento dos débitos referentes ao fornecimento de energia elétrica das estações de bombeamento dos perímetros irrigados e informou que no decorrer da semana os débitos estariam quitados. 


A Codevasf ainda foi indagada sobre os débitos referentes aos serviços de operação e manutenção dos perímetros, executados pela Plena Consultoria e Projetos, sendo respondido que nada foi informado, por parte da direção, sobre o pagamento dos serviços. Sobre a mesma questão, o Sr. Sérgio, representante da Plena, anunciou que o posicionamento da empresa contratada é que caso os débitos não sejam quitados até o dia 15 de abril, os serviços de O&M serão paralisados e o contrato de terceirização firmado com a Codevasf será rescindido. 

Foi levantada a possibilidade de realizar turnos de rega durante o período noturno nos perímetros de forma a diminuir o consumo de água e aumentar a eficiência de irrigação, situação esta a ser apresentado num plano de ação pela Codevasf, juntamente com o Plano Emergencial que a Instituição está desenvolvendo para o enfrentamento da crise hídrica. 

Foi deliberado que o Comitê, com a participação de novos membros, será um fórum de discussão sem posicionamento político que tratará de assuntos correlatos ao abastecimento de água no município. Ficou acordado em gerar uma nota explicativa sobre os fatos discutidos para a divulgação pública. 

O próximo encontro do Comitê será realizado na próxima quinta-feira (16/04) no mesmo local, tendo em pauta o andamento das demandas e atualizações das informações sobre os Reservatórios. 
Ivo Mendonça/Comitê Gestor Municipal de Águas de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário