quarta-feira, março 25, 2015

Petrolândia: Escola São Francisco realiza concursos de poesia com alunos do Fundamental II e Médio







Socialização do projeto de poesia na Escola São Francisco leva encantamento da poesia à juventude

Na segunda-feira, 23 de março, a Escola São Francisco, situada no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia, realizou a socialização de projeto comemorativo ao Dia da Poesia, celebrado no dia 14 de março. O evento aconteceu nos turnos manhã e tarde, com a participação de alunos em concurso de poesias.

No turno da manhã, Joana Darc, Iolanda Santos, Raimunda, Liduina e Lucicleide fizeram parte da mesa de jurados do concurso de poesias. A gestora Lucicleide abriu o evento enfatizando a importância da poesia, do ler e escrever poesias na escola. Deu parabéns às bibliotecárias pelo projeto e aos professores e alunos pela participação. Liduína, coordenadora da biblioteca, falou da importancia do projeto para a leitura e a escrita, o despertar da leitura prazerosa. Paula apresentou em slides os resultados do questionário aplicado com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dos 103 alunos entrevistados, 96 citaram os nomes de Alexandre Sertão e Liduína Silva como poetas do município. Em seguida os alunos poetas declamaram suas poesias para apreciação da mesa julgadora e houve apresentação de grupo de dança da escola.

Liduína Silva, poetisa homenageada
Houve uma dramatização homenageando a poetisa e coordenadora de biblioteca Liduína Silva. A aluna Ana Carla, do 1º Normal, narrou um trecho da história de Liduína e a menina Ana Vitória fez a dramatização, encerrada com a leitura de uma poesia de Liduína. A apresentação emocionando a todos, principalmente a Liduína. A ex-bibliotecária da Escola São Francisco, Raimunda, aposentada ano passado, foi homenageada com um acróstico.

Resultado do concurso de poesias do ensino fundamental II
1º lugar: Júlia do 6º ano
2º lugar: Paulo Cesar do 6º ano
3º lugar: Clebison do 8º ano.

À tarde, foi realizada a mesma programação, sendo a mesa de jurados composta pelos poetas Alexandre Sertão, Antônio Cruz, Raimunda, Liduína e Lucicleide. Após a dramatização, a aluna Ana Carla cantou a música Impossível de esquecer (Eyshila e Fernanda), encantando todos com sua bela voz.

Resultado do concurso de poesia do Ensino Médio
1º lugar: Maria José do 3º médio
2º lugar : Maria Bruniely do 1º normal
3º lugar: Sabrina Kely do 1º normal.

O poeta Alexandre Sertão declamou poemas de amor de sua autoria, falando de amor, arrancando aplausos da plateia. Como representante do Departamento de Cultura, Sertão prometeu realizar oficinas de teatro e de poesia. Raimunda elogiou o projeto da Escola São Francisco, reforçando a necessidade de uma maior divulgação dos trabalhos dos poetas da cidade. Liduína falou que a poesia não é só um poema escrito com rimas, poesia é tudo que desperta sentimentos, provoca emoções, um quadro pintado, uma fotografia pode conter uma bela poesia. Em seguida, distribuiu cartões postais da cidade, feitos com fotos tiradas por ela, suas poesias em um novo formato. Liduína se emocionou com a homenagem e agradeceu a todos, principalmente a Paula e Socorro pelo empenho, dedicação e amizade.

Ver todas as fotos>Dia de Poesia na Escola São Francisco

Informações e fotos: Biblioteca da Escola São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário