quarta-feira, março 25, 2015

Ministro das Cidades diz que falta de Pacto Federativo dificulta investimentos em estados e municípios

Novo Pacto Federativo era uma das bandeiras de Eduardo Campos

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (25) a importância de um Pacto Federativo para maiores investimentos em estados e municípios. “Enquanto não tivermos um novo Pacto Federativo no Brasil, onde sejam discutidas as questões orçamentária e de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios e estados em dificuldade de fazer seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parcerias com o governo federal”, disse em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.

Na presença de ex-governadores como Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Omar Aziz (PSD-AM) , o ministro destacou a dificuldade de investimentos em grandes projetos sem parcerias com o governo federal. Segundo ele, porque os orçamentos dos governos estaduais e das prefeituras "perderam o seu valor" nas últimas décadas.

Kassab disse que o Programa Minha Casa, Minha Vida é o carro-chefe da pasta. O objetivo é atender 25 milhões de pessoas. “Temos muitos recursos para isso e a parceria com a Caixa [Econômica Federal] na gestão é muito bem-sucedida. Em cada município que vou, há uma unidade do programa com milhões para investir”.

Outro programa destacado por Gilberto Kassab é o de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Nesse caso, os investimentos em projetos de transporte, a partir de parcerias com estados e municípios, podem chegar a R$ 50 bilhões.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário