segunda-feira, março 30, 2015

Dr. Cleobenysson Cruz, cardiologista, orienta sobre sinais de alerta durante prática de atividades físicas



É cada vez mais comum a adesão das pessoas à prática de atividade física. Com a mídia jogando de forma avassaladora informações sobre o culto à beleza, alguns indivíduos são despertados pelo narcisismo e mergulham de vez na malhação com anseio de alcançar bons resultados estéticos. Outros, mais preocupados com a questão da saúde, também abraçam a causa e resolvem ingressar em tais atividades, buscando uma melhor qualidade de vida.

Seja qual for o objetivo, a prática de atividade física é benéfica e necessária, na medida em que, além do controle de peso, está diretamente relacionada no controle das doenças do metabolismo e redução do risco de doenças cardiovasculares.

Entretanto, o início da atividade deve ser individualizada para evitar danos e possíveis complicações. As pessoas previamente saudáveis com menos de 40 anos geralmente podem iniciar suas atividades sem a necessidade de uma avaliação médica, quando assintomáticas. Já as sintomáticas e as pessoas com mais de 40 anos devem se submeter a uma avaliação cardiológica, de preferência antes do ingresso nos exercícios.

Palpitações, dores no peito, tonturas e falta de ar importante são alguns dos sintomas que devem ser investigados.

Na presença de um desses sintomas ou em caso de dúvidas, procure seu médico para uma melhor avaliação.

Dr. Cleobenysson Cruz - Cardiologista CRM/PE 18732

Nenhum comentário:

Postar um comentário