quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Nutricionista da UPAE Garanhuns dá dicas para alimentação saudável no carnaval

Dra. Daiana Monteiro em entrevista a Marcelo Jorge

Com o objetivo de alertar os foliões quanto aos riscos no consumo de alimentos inadequados e a necessidade de hidratação durante o carnaval, a Nutricionista Clínica da UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira, Dra. Daiana Monteiro, concedeu entrevista na Rádio Marano de Garanhuns, nesta quarta-feira (11), onde conversou com o jornalista Marcelo Jorge, no programa Falando com o Agreste.

"É importante consumir alimentos ricos em carboidratos, dando preferência aos integrais (pães, torradas, barras de cerais, etc), pois são mais leves e proporcionam mais energia e leveza, para quem vai aproveitar a folia de carnaval. É importante também evitar alimentos muito gordurosos, como os salgadinhos fritos, que são indigestos e provocam sonolência. Deve-se observar também a higiene com que são preparados, expostos e servidos estes alimentos, para evitar uma infecção intestinal e acabar com a festa", explica a nutrinionista.

Quanto à hidratação, Dra. Daiana Monteiro afirma que é indispensável a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Aos que optam pela cerveja, deve ter uma atenção maior à reidratação, pois a cerveja, sendo diurética, provoca perda excessiva de água no corpo. "Na urina são eliminados vitaminas e minerais, e é esta perda de nutrientes que provoca a famosa ressaca".

O recomendado pela profissional é que o folião faça seis refeições por dia, com alimentos saudáveis, dando preferência a sucos, frutas e água de côco. Além disso, o folião não deve descuidar do repouso, dormindo de seis a oito horas por dia/noite.

Para finalizar, Dra. Daiana deixou para os ouvintes da emissora, uma receita detox, boa para repor as energias e eliminar as toxinas do corpo, ajudando na reidratação. Além disso, ainda emagrece e ajuda a combater a celulite, terror das mulheres. A receita só é desaconselhada para quem tem gastrite.

RECEITA DETOX

Ingredientes:
3 Rodelas de abacaxi
3 Folhas de couve
1 Pedaço de gengibre
1 Limão descascado
1 Litro de água

Modo de fazer:
Coloque as rodelas do abacaxi descascado no liquidificador, junte as folhas de couve bem lavadas e com o talo. Acrescente um pedacinho de gengibre e o limão. Complete com o litro de água. Bata tudo, depois coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

A Dra. Daiana Monteiro atende todos os dias, na UPAE Garanhuns, os pacientes encaminhados pelos médicos da unidade.

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Assessoria de Imprensa da UPAE Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário