segunda-feira, janeiro 19, 2015

Recursos do FEM impulsionam Educação em São Lourenço da Mata


O governador Paulo Câmara realizou, no sábado passado (17), a sua primeira vistoria em uma obra custeada com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). O chefe do Executivo foi ao município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, inspecionar a construção da Escola Municipal Rosina Labanca, que tem capacidade para 700 alunos e será entregue ainda no início do semestre letivo. A intervenção, uma parceria do Governo de Pernambuco com a prefeitura local, está orçada em 919,5 mil, sendo R$ 827,5 mil disponibilizados pelo FEM, iniciativa criada no Governo Eduardo Campos.

Para o governador, as parcerias com os municípios foram fundamentais na execução de projetos importantes para a população pernambucana nos últimos oito anos, além de contribuírem para elevar o crescimento econômico do Estado. “Nós temos um crescimento acima da média nacional. Tenho convicção de que a manutenção dos investimentos foi essencial nesse processo”, destacou Paulo, lembrando que o FEM é Lei e vai continuar ajudando os municípios nos próximos anos. “Nós temos que fazer Pernambuco continuar crescendo. Por isso, tenho o compromisso de fortalecer as parcerias com os prefeitos”, garantiu.

A Escola Municipal Rosina Labanca, que vai receber alunos do Infantil ao Fundamental, tem oito salas de aula e uma área de convivência, que contempla uma cantina. “Estou muito feliz com esse investimento, pois a nossa intenção, com o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, é melhorar a qualidade de vida da população pernambucana. E nada melhor do que investir na Educação”, completou Paulo.

Prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca elencou alguns projetos que já foram realizados com o suporte do fundo. “Nós trocamos a iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED. Com isso, teremos uma economia significativa de energia. Também adaptamos boa parte das nossas calçadas aos critérios de acessibilidade. Além disso, iniciamos a construção de uma Upinha e do Centro Cultural”, concluiu Labanca, salientando que sem o apoio do Governo não seria possível a realização das intervenções.

ETE – Após inspecionar o terreno onde funcionará uma Upinha, o governador, que durante toda a sua passagem pelo município esteve acompanhado da primeira-dama, Ana Luíza Câmara, vistoriou a construção da Escola Técnica Estadual de São Lourenço (ETE). A unidade, que é fruto de uma parceria com o Governo Federal, será entregue em julho e recebeu um investimento de R$ 8,3 milhões.

“Nós estamos recebendo cada vez mais empreendimentos que vão exigir mão de obra qualificada no Estado, e, por isso, temos que investir ainda mais no segmento”, pontuou Paulo, lembrando também que até o fim deste ano Pernambuco terá 40 Escolas Técnicas Estaduais. Câmara disse ainda que já há um projeto que prevê a criação de uma Faculdade Técnica, que será voltada para a formação de professores e técnicos. “Desta forma, nós vamos melhorar ainda mais a qualidade de ensino nas instituições”, explicou.

Com sete laboratórios, quadra poliesportiva, bloco de serviço e convivência, bem como 12 salas de aula, a unidade tem capacidade para 1.080 alunos. De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, os cursos, como acontece em todas as ETEs, vão respeitar o arranjo produtivo local. “Nós vamos continuar investindo para melhorar a estrutura da Rede Pública. Desta forma, nós elevaremos o desempenho de alunos e professores”, comentou o titular da pasta.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário