terça-feira, dezembro 02, 2014

Programa Criança Global: Alunos da rede municipal de ensino obtém certificado de universidade inglesa

Foto: Rio Educa

Cinquenta crianças da rede municipal de ensino do Rio receberam hoje (2) da secretária municipal de Educação, Helena Bomeny certificados de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Segundo a secretária, o Programa Criança Global foi criado para cada vez mais qualificar alunos das escolas. “Os estudantes fizeram a prova e passaram. Eles obtiveram o primeiro diploma e passarão por outros exames até receberem o certificado geral de Cambridge”.

A entrega dos certificados da Universidade de Cambridge faz parte do programa que tem como objetivo universalizar e intensificar o ensino de inglês na rede pública. De acordo com a prefeitura, os alunos do 1° ao 3º ano do ensino fundamental têm uma aula semanal do idioma, enquanto que os estudantes do 4º ao 9° ano têm dois tempos semanais, com ênfase na comunicação oral.

A secretária afirmou que isto é um motivo de muito orgulho. “O interessante é que quando abrimos o concurso, exigimos prova oral dos professores para que pudessem dar aula. As maiores notas dos alunos foram justamente nessa área. As crianças estão realmente falando a língua inglesa”, afirmou.

Serão contemplados 1.138 estudantes do 5°e 6° anos, dos Ginásios Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch , Felix Mielli Venerando, e de outras escolas municipais. A avaliação foi dividida em duas fases: prova oral e escrita, para verificar os níveis de conhecimento das crianças na lingua inglesa.

O aluno Miguel Ângelo Costa Cabral, de 12 anos explicou a razão que motivou sua preparação para a prova. “Desde que era mais novo, gostava de assistir a uma série científica pela TV britânica, Doctor Who e queria conhecer os atores. A importância do inglês para mim é ter um conhecimento a mais, evoluirmos. Isso não é importante somente para mim, mas para todo mundo, porque muitas pessoas têm esta paixão que tenho pelo inglês”, explicou.

A dona de casa Andreia Francisca dos Santos, de 40 anos, disse que o filho de dez anos já demonstrava interesse em aprender inglês por meio de jogos e ao assistir filmes pela televisão. “Em casa, o que ele não sabe procura no tradutor utilizando a internet. É um incentivo para ele, acredito que com o certificado, ele vai se dedicar, se empenhar mais, até fazer um cursinho de inglês daqui por diante”.

A secretária Helena Bomeny disse, que foram implantados o ensino bilíngue de língua inglesa em quatro escolas, localizadas em diversas regiões da cidade (Complexo do Alemão, Pavuna, Jacarepaguá e Campo Grande), objetivando a introdução de metodologias e práticas de ensino desde a educação infantil até o 6° ano. A estimativa é implantar até 2016 em outras seis comunidades.

A coordenadora do Programa Criança Global no Complexo do Alemão, Glaucia Moraes, que nasceu na região, disse que vários eventos foram feitos para motivar os alunos a usar o inglês na maior parte do tempo.

“Tivemos peça teatral, como Romeu e Julieta em homenagem aos 450 anos de William Shakespeare, torneios de Futsal bilíngue para soletrar as palavras em inglês. Para mim, é importante que esses alunos tenham as mesmas oportunidades que tive, independente de terem nascidos numa comunidade. Temos uma escola bilíngue com uma equipe de professores competentes, que busca a formação continuada, se atualizar, conseguindo agregar conhecimento e qualidade para alunos da escola pública”, disse.


Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário