terça-feira, dezembro 02, 2014

Petrolândia: Casa das Juventudes comemora Semana da Consciência Negra na Praça da Matriz


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, realizou a comemoração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro, na Praça da Matriz, com apresentação do Grupo de Dança Afro da Casa das Juventudes, do grupo de Capoeira Embondeiro, do Quilombo Borda do Largo e com exposição das pinturas em telhas feitas pelos jovens da Casa das Juventudes.

O que é Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, moda e beleza negra.

Ver mais fotos>Casa das Juventudes de Petrolândia no Dia da Consciência Negra

Lucicleide Santos/Coordenadora da Casa das Juventudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário