sexta-feira, novembro 21, 2014

Produtos da agricultura familiar são comercializados na Exposição do Cordeiro, em Recife


Realizada até o próximo domingo (23), a 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD) conta com 150 estandes de vendas de máquinas, veículos que auxiliam na produção agropecuária, além de espaço de socialização e alimentação, com pratos típicos de Pernambuco, e divulgação de trabalhos realizados por artesões locais. No estande da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) é possível conferir a IV Feira da Agricultura Familiar. “2014 foi considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar e é fundamental mostrar o trabalho do segmento que é tão importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.

O setor é uma forma de produção em que os agricultores familiares são responsáveis por dirigir o processo produtivo, fazendo uso da mão-de-obra familiar e dando ênfase a diversidade no plantio.“Nós produzimos a maior diversidade possível de alimentos, todos sem agrotóxico, respeitando a natureza como um todo”, afirma Cristina Petroni, expositora no estande e integrante da Associação Agroflorestal Terra & Vida – que reúne famílias de Igarassu, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata e Tracunhaém. “Para feiras e exposições, procuramos dividir o trabalho levando em conta a habilidade de cada um e o que é produzido em cada sítio. Nesse momento, duas famílias estão responsáveis pela comercialização dos produtos, enquanto outras três cuidam da produção”, explica. Entre os produtos oferecidos estão: pães, bolos, sanduíches, pizzas e licores doces.

Michele Severina, do assentamento Potosí, no Cabo de São Agostinho, produz macaxeira, banana, inhame e batata doce chips, além de licor e doce de jenipapo, feito em fogo à lenha de maneira artesanal. Ela está na ENAPD pelo quarto ano e explica como funciona a parceria entre assentamentos. “Nós compramos a matéria-prima dos assentados que plantam. A partir daí, fazemos nossos produtos e os comercializamos em feiras, lojas e padarias da região”, diz.

Serviço - A 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados acontece no Parque Prof. Antônio Coelho, o Parque do Cordeiro, no Recife e funciona das 8h à meia noite. A entrada é gratuita.

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário