sexta-feira, novembro 21, 2014

Petrolândia: Centro de Referência do IF Sertão Pernambucano é inaugurado



Com a presença de grande público, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (20) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o Centro de Referência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano no município. A unidade inaugurada é vinculada ao Campus Floresta do IF Sertão) . 

A Mesa de Honra, entre outras autoridades, foi composta pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, Prof. Ivaldo José da Silva (Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano),  Givanilson Magalhães (Diretor Geral do IF Sertão Campus Floresta), Fernando Cézar Pereira (Coordenador Adjunto do Pronatec no Centro de Referência de Petrolândia), Coordenadora Geral do Pronatec no IF Sertão, Eliene Silva, Diretor geral do campus de Paulo Afonso, do IF Bahia Arleno de Jesus, Diretor-geral do Campus Serra Talhada, Erbs Cintra, Diretor-geral do Campus Santa Maria da Boa Vista, Jeziel Junior, Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Anna Tereza de Carvalho Leal Simões, e Secretária de Educação de Petrolândia, Araci Fernandes Barbosa. Também presentes no evento alunos e professores do Centro de Referência.

O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional. Na sequência, jovens da Casa das Juventudes fizeram apresentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado na mesma data, 20 de novembro.

Givanilson Magalhães (Diretor Geral do IF Sertão Campus Floresta), foi o primeiro a discursar. Ele destacou o empenho do prefeito Lourival Simões como de fundamental importância para a implantação da unidade do Instituto Federal em Petrolândia. Givanilson também destacou o empenho da Câmara de Vereadores do município, através do Presidente Fabiano Jaques Marques.

Givanilson lembrou que, antes do IF Sertão, só tinham acesso a cursos profissionalizantes as pessoas que moravam ou tinham condições de se deslocar para os grandes centros. "Antes, o cidadão que queria se profissionalizar, não tinha outra escolha senão ir para um grande centro, ou comprar um dos cursos de ensino a distância. Nesse sentido, a instalação do Centro de Referência em Petrolândia tem como intenção contribuir com a interiorização da educação profissional e tecnológica, que é um fator necessário para que todos tenham o direito a uma formação profissional totalmente gratuita, o que vai contribuir com o desenvolvimento da região",  disse Givanilson Magalhães.

Por sua vez, Fernando Cézar Pereira (Coordenador Adjunto do Pronatec no Centro de Referência de Petrolândia) destacou o empenho e a dedicação dos professores do Centro de Referência e também dos secretários da Prefeitura local, com a reforma realizada no prédio da Escola Agrícola para instalação do Centro.

Fernando Cézar destacou a importância da chegada do Pronatec em Petrolândia e região e disse que Petrolândia já tem relação próxima com o Instituto Federal. "Nós estamos finalizando o ano com 700 alunos atendidos, entre Petrolândia e Tacaratu, onde tivemos 21 cursos de Formação Inicial e Continuada e 7 cursos técnicos. Com isso, Petrolândia já está com o Instituto Federal, já respira o Instituto Federal e já tem uma relação muito próxima com o instituto Federal." 

O Coordenador finalizou suas palavras elogiando o desempenho da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Anna Tereza Simões, e agradeceu o apoio e o empenho do prefeito Lourival Simões e da Câmara Municipal, representada pelo presidente Fabiano Jaques Marques.

Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano), Prof. Ivaldo José da Silva também iniciou seu discurso destacando o empenho do prefeito Lourival Simões na instalação do Centro de Referência do IF.

"Com a ausência do prefeito, em hipótese alguma estaríamos aqui, nesta noite festiva, inaugurando mais um ponto do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Quero dizer muito obrigado ao prefeito por sua atenção, por seu compromisso, e muito obrigado por permitir que aqui estivéssemos hoje nesta junção de forças com o seu governo".

O Reitor elogiou também a Secretária de Desenvolvimento Social, Anna Tereza Simões, Primeira Dama do município.

"Mais do que nunca, eu tenho a certeza que por trás de um grande homem tem que existir uma grande mulher. Agradeço o empenho de Anna Tereza desde o início, e principalmente nos últimos meses, ao ponto de termos recebido uma reclamação do prefeito, dizendo "devolva a minha esposa, devolva a minha secretária que não faz mais nada, a não ser cuidar de pontos de presença do IF Sertão Pernambucano''. Queríamos nós, servidores públicos federais do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, poder contar com a senhora nos quadros deste grandioso Instituto", disse ."

O Reitor disse que Petrolândia e região passarão a viver novos tempos a partir da instalação do Campus.

"Hoje iniciamos uma grande revolução em uma região acostumada com enormes revoluções. Estaremos, com certeza, com um Campus aqui implantado com 60 docentes, 45 técnicos administrativos e com 1.200 alunos praticando e desenvolvendo educação, extensão, pesquisa e inovação tecnológica capaz de fazer a transformação nas vidas de seus munícipes e principalmente em toda a região, porque não existe nenhuma outra receita para o desenvolvimento de uma nação, que não seja pautada na educação", ponderou o Reitor, que finalizou suas palavras felicitando o povo de Petrolândia pela conquista do Centro. "Parabéns a toda a comunidade de Petrolândia que recebe um dos melhores presentes que pode se dar a uma comunidade, que é um ponto de presença da Casa do Saber", encerrou.

Lourival Simões, prefeito da cidade, foi o último a discursar. Ele ressaltou que a instalação do Centro de Referência é a realização de um sonho que começou com o seu pai, Dr. Francisco Simões de Lima, médico ex-prefeito do município, falecido em 2003.

"É um sonho que estamos realizando, que é um sonho muito antigo, que começou pelo meu saudoso pai (Dr. Simões). Quando o meu pai criou a Escola Agrícola foi justamente para mudar um pouco o contexto da formação dos próprios alunos e das famílias que residiam aqui em Petrolândia. E esse espaço, na verdade, sempre foi reservado para algo desta envergadura em prol do município de Petrolândia, que era uma escola mais reservada, onde tivesse espaço para crescer e desenvolver, de acordo com o que o professor Fernando disse há pouco em seu discurso''

Lourival antecipou que a Prefeitura vai construir duas novas escolas e ampliar a escola do Projeto Apolônio Sales.

"Eu acredito que até o meio do ano (de 2015), nós estaremos entregando duas escolas, já no Padrão do MEC (Ministério da Educação). Amanhã (hoje, dia 21), nós estaremos dando essa ordem de serviço, da mesma forma que na segunda ou na terça-feira, também estaremos dando a ordem de serviços para a ampliação da Escola Lino Manoel Viana (Projeto Apolônio Sales), onde devemos fazer um investimento nestas três escolas em torno de R$ 3 milhões."

O prefeito ressaltou que a chegada do Instituto Federal vai servir para mudar a mente das pessoas e que o poder tem que estar com o povo.

"Quem detém informações detém o poder e o poder não pode ficar apenas entre os governantes. O poder tem que estar nas mãos daqueles que escolhem os governantes, que é o povo. E nesse caso, o município de Petrolândia e todas as cidades da nossa região, terão agora um suporte muito maior."

Finalizando, Lourival Simões disse que o município de Petrolândia realizava um sonho que era sonhado por todos e se disse satisfeito de estar à frente do município em um momento tão importante para a sua história.

"O sonho que estamos realizando hoje não era um sonho de um homem só e sim um sonho que foi sonhado por muitos. Eu tenho o prazer de, no momento, estar à frente do comando do município de Petrolândia e receber de braços abertos a instalação do Instituto Federal no nosso município. E eu tenho certeza que o ano que vem será um ano de ouro para todos nós, porque hoje nós preenchemos uma lacuna que estava em aberta há vários e vários anos", finalizou ele, sob aplausos da plateia.

Em cerimonial conduzido por Cida Rodrigues, da Secretaria de Educação de Petrolândia, o evento foi encerrado com o descerramento da placa de inauguração do IF Sertão. Em seguida, foi servido coquetel. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário