sexta-feira, novembro 21, 2014

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes vivencia Dia da Consciência Negra com teatro, dança e convidados

 Balé Erê
 Convidados
Dheine Brenda, Deusa de Ébano 2014
Grupo de Percussão da Erem
Professoras organizadoras do evento

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Erem Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia (PE), homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Com temática voltada para a mulher negra, o Projeto “Erê, brincando contra o preconceito” levou para a quadra de esportes da escola a literatura negra com obras e poesias estudadas pelos alunos, a dança afro e uma gincana afro-brasileira.

Com temáticas discutidas nas disciplinas de História, Sociologia e Direitos Humanos, esse projeto possibilitou a discussão das questões sobre a marginalização da mulher negra, tornando-se um instrumento de luta contra o preconceito e discriminação. Na ocasião, foi escolhida da Deusa de Ébano, um concurso que valoriza a beleza negra, o balé de dança afro se apresentou com excelência, revelando a riqueza da cultura africana e que é possível combater preconceitos.

Um dia festivo e de muitas reflexões, em que a escola firmou um intercâmbio cultural com a EREM Tercina Roriz, convidada para o primeiro momento do dia, apresentando o Projeto “Na Levada do Axé”, no qual a temática negra norteia as ações e práticas culturais na luta contra o preconceito.

A EREM Maria Cavalcanti Nunes está de parabéns pela iniciativa de levar para dentro de seus muros à África, nossa mãe.

Informações/fotos: Jussara Araújo/EREM Mª Cavalcanti Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário