sexta-feira, novembro 07, 2014

Câmara do CBH do São Francisco fará apresentação sobre ações para combater a escassez hídrica

(Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF)

As ações proativas que a Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco realizou nos últimos meses para combater a severa escassez hídrica que castiga todo o território mineiro do rio São Francisco serão apresentadas durante a XXVI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Francisco, nos próximos dias 20 e 21 de novembro, em Maceió, Alagoas. O assunto foi debatido durante a reunião da câmara, realizada na tarde de ontem (06.11), em Paracatu (MG), município localizado no noroeste do Estado, a 483 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

As atividades vão desde as reuniões que discutiram as reduções na água que é liberada pela Usina Hidrelétrica de Três Marias – primeira UHE a ser construída ao longo do Velho Chico, em 1962 -, atualmente com uma vazão defluente de 120 m3/s, até a seca na nascente principal do Velho Chico, no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) Além disso, os membros da Câmara do Alto SF fecharam o calendário de atividades para o ano de 2115, bem como sugeriram futuros seminários e cursos de capacitação a serem realizados. As propostas serão avaliadas durante o evento na capital alagoana.

A CCR realizou hoje (07.11), a partir das 8 horas, na Câmara de Vereadores de Paracatu (MG), o I Seminário sobre Uso de Água na Irrigação para Produção de Alimentos da Bacia do São Francisco. Entre os itens de pauta, os desafios da agricultura irrigada; a gestão das águas em áreas de conflitos; o papel do setor de irrigação frente à escassez de recursos hídricos; a recuperação hidroambiental; além da apresentação do programa ‘Produtor de Água’, de iniciativa da Agência Nacional de Águas – ANA.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário