sexta-feira, outubro 03, 2014

Nota do STR-Petrolândia sobre falhas no abastecimento de água para irrigação nas agrovilas

Estação de Bombeamento 1 para agrovilas do Bloco 02 (Foto: Assis Ramalho)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia/PE age em conjunto com os agricultores para resolver dificuldades no acesso à água para irrigação.

Ressaltamos que houve uma grande mobilização dos agricultores para desobstrução do canal da EB1 Bloco 02, limpeza feita manualmente, pois com a baixa da Barragem de Itaparica, o nível muito baixo do rio, vimos o assoreamento. Esclarecemos ainda, que já vinha sendo solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia/PE, máquinas para limpeza do canal.

A CODEVASF com a situação em que se encontra a barragem comandou a proibição de funcionamento dos motores para irrigação no período diurno. Na verdade, sabemos da forte estiagem que vem atingindo toda a extensão do nosso Velho Chico e que isso vem comprometendo a produção agrícola da nossa região. É importante que se faça previsivelmente um planejamento agrícola Para evitar maiores prejuízos aos agricultores

Comprovada a falha da empresa no desempenho de suas atividades no tocante a desobstrução do canal da EB 1 Bloco 02, não queremos aqui afirmar que houve falha por imperícia ou por negligência. Contudo o que há é o prejuízo imensurável dos agricultores.

Também vale salientar, que o projeto Icó-Mandantes, onde o problema está sendo mais grave é na EB 5 e EB 4 Blobo 04, onde foi reduzido drasticamente a oferta de agua para os produtores, o que constatamos é que o maior complicador foi a falta de manutenção no canal. O que jamais devemos aceitar é que nossos agricultores sejam penalizados mais uma vez por falhas técnicas (manutenção).

Atenciosamente,

Natanael Caetano
Secretário de políticas agrícolas agrária e meio ambiente
STR – Petrolândia / PE

Notícias relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário