terça-feira, agosto 26, 2014

Reeducando de Pernambuco lança “As Cartas de um Detento”


Marcos Sant’anna, reeducando acompanhado pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, narra sua história no presídio de Juazeiro/BA, onde passou 936 dias, dedicando-se à arte e oficio de escrever cartas para outros detentos.

O livro “ As Cartas de um Detento” , do reeducando Marcos Sant’anna, vai ser lançado, nesta sexta-feira, 29, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, Bahia.

Baseado em fatos reais, o livro traz histórias de um homem que, dentro do presídio, escreveu mais de 1.000 cartas para outros detentos que não sabiam ler nem escrever, tentando aliviar a dor e a saudade, e trazendo um pouco de felicidade e esperança a pessoas de quem todo o resto foi retirado.

Marcos Sant’anna é acompanhado pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH. Nasceu em Petrolina e sua vida foi dedicada ao mundo das comunicações e promoções artístico-culturais, o que o levou, em meados do ano de 1995, à cidade de Jaguarari/BA, onde viveu vários anos.

Em maio de 2010, o autor foi condenado a uma pena de prisão, que o levou encarcerado primeiramente no distrito de Pilar e depois no presídio da cidade de Juazeiro/BA. Foram exatos 936 dias até que recuperasse sua liberdade, em dezembro de 2012.

De acordo com Marcos Sant’anna, no momento em que aqueles detentos pediam para escrever as cartas para os familiares, eles estavam exteriorizando um lado mais sensível, mais humano, em meio a toda a vida triste e, muitas vezes, sem rumo. “Naquele momento mágico, percebia-se, às vezes, um olhar marejando, uma lágrima rolando e uma voz trêmula”. Conta ele.

Serviço: 
Lançamento do Livro “As Cartas de um Detento”
Data: 29 de Agosto
Local: Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro/ BA
Horário: 20h

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário