segunda-feira, agosto 18, 2014

Petrolândia: 'Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado', o patrimônio abandonado

A placa de identificação do Letreiro do Sobrado está tombada há meses. O sítio histórico, não sabemos. Na foto acima, o estado da placa no dia 30 de março deste ano. Abaixo, fotos de ontem (17/08/14).

Neste domingo, 17 de agosto, em que foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho) esteve no Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, localizado na zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Na oportunidade, acompanhamos visita de alunos do curso de Técnico em Segurança no Trabalho (Pronatec-IF Sertão CR Petrolândia) à localidade para aula de aspectos ambientais e históricos de Petrolândia, em passeio organizado pela Profª Niedja Batista, com apoio da diretoria da ABAMA-Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes, do Sítio Sobrado.

Referido sítio histórico, segundo informações da Prefeitura de Petrolândia e da placa de identificação do local, é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) há alguns anos. A placa está tombada há vários meses. Em nossa visita anterior ao Sítio Sobrado, no dia 30 de março deste ano, o artefato já estava no chão. 

Além do Letreiro do Sobrado, as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, atração turística situada em meio ao lago da Represa de Itaparica, na mesma cidade, também estaria em processo de tombamento. Nas consultas que fizemos ao site do IPHAN, não constam informações sobre esses processos.

Nesta segunda (18), teve início a VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, mas Petrolândia não tem muito a comemorar, com seus ritmos e danças importados, substitutos de nossa herança cultural apagada pelo desenvolvimento e pela globalização, e seu patrimônio histórico ao Deus-dará.  

Fotos da visita ao sítio histórico em 30/03/2014>Visita ao Letreiro do Sobrado
Fotos da visita ao sítio histórico em 17/08/2014>Letreiro do Sobrado - Petrolândia-PE

Notícias relacionadas:

Redação
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário