segunda-feira, agosto 25, 2014

Em Maceió, acadêmicos debatem situação do rio São Francisco

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

Pesquisadores, professores e estudantes participaram, na manhã desta sexta-feira (22.08), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, do I Encontro das Instituições Técnicas e de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A programação faz parte do II Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), durante toda a semana.

Representantes das universidades inseridas na bacia do Velho Chico participaram da programação. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antenor Aguiar disse que o maior desafio enfrentado atualmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é harmonizar os usos múltiplos das águas do manancial. “Fico muito feliz com essa iniciativa e tenho certeza de que renderá frutos significativos a partir daqui”, aposta. Ele ressaltou a beleza do rio e lamentou a forma desordenada com que a população vem retirando suas águas.

O diretor técnico da Agência de Gestão de Bacias (AGB) Peixe Vivo, delegatária do Comitê, Alberto Simon, fez uma apresentação sobre os aspectos técnicos da bacia e suas perspectivas. “Mostramos como a distribuição das atividades ao longo da bacia pode garantir a sua sustentabilidade, de forma ordenada”, considerou. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou a importância do evento. “A Academia e o Comitê devem andar integrados. Somente assim poderemos identificar caminhos que possam levar à solução de problemas e a garantia da permanência do rio para as futuras gerações~, resumiu Miranda. A vice-reitora da Ufal, professora Rachel Rocha, participou da abertura do encontro e considerou a presença do Comitê do São Francisco como de grande importância para o fomento da informação, do debate, do ensino e da pesquisa.

Nomes como João Abner, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcelo Latuf, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bem como membros do colegiado, como o secretário Maciel Oliveira e o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Melchior Nascimento, entre outros, participaram do evento.

Ascom CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário