terça-feira, agosto 12, 2014

Agricultores de Catende aprendem a filetar tilápia com aproveitamento do couro e carcaça

Foto: Divulgação

O escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Catende, em parceria com a Prefeitura e o Núcleo de Agricultura Familiar-NAF, realizou, nos dias 05 e 06/08/14, curso de Filetagem de Peixe e Aproveitamento da Carcaça para capacitar agricultores familiares da região. A iniciativa visou à promoção do desenvolvimento da piscicultura, por meio da agregação de valor e da diversificação de produtos do pescado. As aulas, divididas entre teóricas e práticas, tiveram como instrutor o engenheiro de pesca, Gilvan Lira, e como facilitadores, Joana D’arc e Manoel Silva.

Durante o curso, foram ministrados conteúdos relacionados à situação atual da pesca e aquicultura, boas práticas de manejo do pescado, características organolépticas do pescado, viabilidade econômica dos cultivos e rendimento produtivo e econômico da carne da tilápia. O aproveitamento do couro, que é um dos resíduos do processamento, também foi abordado no que se refere à fabricação de carteiras, bolsas, cintos e demais acessórios ou na culinária, como torresmo de peixe. Os produtos resultantes do beneficiamento da tilápia, filé e carne catada, foram degustados no final do curso, em forma de pratos e petiscos, tais como delícia de peixe e bolinho de peixe.

O secretário de Agricultura do Município de Catende, técnicos do Núcleo de Agricultura Familiar-NAF e da Regional de Palmares, puderam observar algumas vantagens do beneficiamento do pescado durante acapacitação. Eles verificaram que a atividade pode possibilitar segurança nos financiamentos dos projetos, apresentando viabilidade econômica, social e ambiental.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário