terça-feira, agosto 12, 2014

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Juventude, comemorado hoje


Mensagem da sra. Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto de 2014.

A juventude é um período de mudanças dramáticas, e a passagem da infância à idade adulta pode ser complexa, levantando uma série de problemas de saúde mental.

O tema deste Dia Internacional da Juventude é "Juventude e Saúde Mental", sob o lema Assuntos de Saúde Mental. Esta é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as dificuldades enfrentadas por jovens mulheres e homens, incluindo estigma e discriminação, e apoiá-los para que possam alcançar plenamente as suas aspirações.

Guiada por uma Estratégia Operacional para a Juventude (2014-2021), a UNESCO tem como foco as necessidades de jovens mulheres e homens marginalizados para promover sua plena integração na sociedade. Trabalhamos para apoiar os programas escolares de saúde, bem como a aprendizagem informal e não formal, e por meio da mobilização do poder das tecnologias de informação e comunicação. Em nível mais amplo, estamos comprometidos com a promoção de políticas integradas inclusivas para a juventude, em que todas as vozes dos jovens são ouvidas e estão envolvidas de maneira significativa. Em tudo isso, procuramos oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam as habilidades e as competências necessárias para a transição para a vida adulta e para que aproveitem ao máximo todas as oportunidades oferecidas pelas sociedades que são, cada vez mais, diversificadas e em transformação.



Isso requer ver jovens mulheres e homens não como objetos de políticas, mas como agentes de mudança. Isso clama por ação para promover a compreensão e a parceria entre as gerações, a fim de reforçar a solidariedade e assegurar a plena integração de todas as jovens mulheres e homens na sociedade e na economia. Na elaboração de novas políticas, precisamos contar com lições aprendidas e ouvir as necessidades dos jovens, de modo a ajudá-los a superar os desafios que enfrentam.

A saúde mental de jovens mulheres e homens é importante para a saúde da sociedade como um todo. Eles são uma fonte de ideias para inovação e líderes para a mudança positiva. Precisamos apoiá-los em todos os sentidos, a fim de construir com eles sociedades inclusivas e saudáveis.

Sobre o Dia Internacional da Juventude 2014 (em inglês)

Fonte: Representação da UNESCO no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário