terça-feira, julho 15, 2014

Petrolândia: Ex-jogador do Náutico, atualmente vereador de Serra Talhada, faz doação de material esportivo ao Independente F.C.

Junior, irmão de Nailson, faz a doação do material esportivo a Tuí, presidente
 e fundador do Independente F.C (Fotos: Assis Ramalho)

O Independente Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol da história de Petrolândia,  foi contemplado com um terno de futebol doado pelo vereador de Serra Talhada, Naílson Gomes, ex-atacante  do Clube Náutico Capibaribe, nos anos 80.

Afastado das últimas competições esportivas do município, o Independente F.C. promete voltar este ano com força total na disputa do Campeonato Municipal.

O Independente foi fundado no ano de 1973 pela família Vieira, e ainda hoje é presidido por Ivanildo Vieira, conhecido popularmente como Tuí.

Na década de 70 e 80 o Independente ganhou fama em toda a região por se tornar um time 'quase'  que imbatível. Naqueles bons tempos do nosso futebol, grandes jogadores vestiram e honraram a gloriosa camisa do Indepa, a exemplo de Antônio de Eusébio, Agobar, Fedegoso, Fernandão, Ivaldo, Metralha, Lôxa, Pilta, França, Guga, Heron, entre outros grandes jogadores que tiveram a honra e o previlégio de vestir a gloriosa camisa da 'Serpente do Sertão'.

Entre outras grandes façanhas, o Independente se tornou o primeiro time a levantar a taça do Campeonato Itaparicano em 1981, época em que a construção da Barragem se desenvolvia a todo vapor, e o campeonato era super valorizado com a participação de grandes jogadores, entre eles, alguns com passagem  por grandes clubes brasileiros.

Repetindo o feito de Itaparica, o Independente, também, foi campeão do primeiro Campeonato realizado na Nova Petrolândia no ano de 1989 ao bater na final o Porto por 1 a 0, gol marcado por Heron, autor do primeiro gol do Estádio Manoel Anízio da Mota (O Galegão).

Sete anos depois, em 1996, o Independente ganhava o seu último campeonato importante da sua gloriosa história, ao sagrar-se campeão municipal daquele ano. Aquela temporada também ficou marcada como o último suspiro de uma geração que tantas glórias deu ao time e a sua torcida, mais que era chegada a hora de ''pendurar'' as chuteiras, abrindo espaço para que houvesse uma  renovação de jovens 'valores' no elenco.

Infelizmente, a partir dali o Independente começou a entrar em decadência chegando ao fundo do poço, inclusive acumulando na sua gloriosa história dois rebaixamentos para a 2ª divisão do Campeonato Municipal de Petrolândia.

O que todos esperam, inclusive este blogueiro que, por quase 20 anos, defendeu a camisa do glorioso 'Indepa', é que os atletas que vão defender o clube neste campeonato e em outras competições, tenham o mínimo de respeito com a história de um dos mais consagrados times da história dos 105 anos de Petrolândia, cidade que sempre foi tida como um celeiro de grandes jogadores, mas que atualmente agoniza com a falta deles.

Para saber mais, clique>Assis Ramalho conta a história do Independente F.C Arquivo MP3

Notícias relacionadas (clique para ler):
> Petrolândia: Comemoração dos 40 anos do Independente F.C. reúne futebolistas de várias gerações
>Comemoração dos 39 anos do Independente F.C.

 
Independente F.C. em foto no estádio Gamaleira (velha Petrolândia), na década de 70:
Em pé: Zé Vieira, Metralha, Fernandão Eron, Mário Jorge, e Fedegoso.
Agachados: Pantica, Ivaldo, Lôxa, Tuí, Ozevan e Moacir de Duduta.
Independente: Campeão do primeiro Campeonato realizado em Itaparica, em 1981, no auge da construção da Barragem Luiz Gonzaga.
Em Pé: Dadá, João, Assis Ramalho, Grilo, Lopes, e Jurandir.
Agachados: Dido de Pavão, Laílton, França de Cecídio, Dinho e Eron

 
Independente: Campeão do primeiro Campeonato da nova Petrolândia, em 1989.
Em Pé: Miguel, Valdão, Assis Ramalho, Ivaldo, Néo, Paulão e Mila.
Agachados: Punaré, Jota, Tico, Souza, Edson Madeira e Eron

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário