segunda-feira, maio 12, 2014

Trabalhadores queimam quatro ônibus em protesto contra salários atrasados em Suape



Quatro ônibus queimados e seis pessoas detidas. Esse é o saldo de um novo protesto realizado por trabalhadores ligados à Emtep, empresa que presta serviço de petróleo na PetroQuímica Suape. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados. De acordo com o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o setor de recursos humanos da empresa tentou negociar, prometendo o pagamento até a próxima segunda-feira (22), mas os manifestantes, que haviam bloqueado o trânsito na PE-09, causando congestionamento de 10 km também na PE-60, se negaram a aceitar.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav-PE), houve disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar o grupo. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco controlou o fogo em seguida. “A polícia chegou como sempre, oprimindo o movimento, atirando com balas de festim, jogando bomba de gás, aí o pessoal se revoltou e tocou fogo no ônibus”, comentou Leodelson Bastos, diretor do Sintepav-PE.

O trânsito começou a ser normalizado por volta das 11h30, com apenas o bloqueio das faixas onde estão os ônibus queimados. Segundo o tenente Carvalho, o Batalhão de Choque precisou agir para dispersar o grupo, pois o mesmo não apresentava uma liderança para negociar com a empresa. Segundo a Emtep, os trabalhadores que protestavam já haviam sido demitidos, e o prazo para pagamento da rescisão contratual é até 22 de maio.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário